Projetos de educação patrimonial do concurso Pró-cultura no Rio Grande do Sul em 2019 : continuidades e rupturas
dc.contributor.advisor | Gil, Carmem Zeli de Vargas | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Marcos Paulo Sousa da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-31T04:40:56Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/224852 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo analisa os projetos de Educação Patrimonial elaborados por municípios gaúchos, no âmbito do Concurso Pró-cultura 2019 para identificar concepções e tipos de Patrimônio Cultural que emergem dos mesmos, assim como a relação destes patrimônios com as ações de Educação Patrimonial desenhadas nos projetos. As fontes deste estudo são, portanto, os 28 projetos vencedores do Concurso Pró-cultura (2019), da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Edital nº 01/2019). O procedimento metodológico utilizado envolveu a localização e análise dos projetos, assim como o estudo bibliográfico sobre o Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial. Com a análise do objeto e das justificativas dos projetos vencedores foi possível identificar, em algumas propostas, critérios para atribuição de valor patrimonial com tendências preservacionistas ligadas a uma colonialidade ainda presente, afastando o diálogo, a reflexão e a crítica, pressupostos para uma educação patrimonial efetiva. Porém há rupturas com a discussão de patrimônios imateriais, embora ainda prevaleça o patrimônio associado a herança cultural. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study analyzes Heritage Education projects prepared by municipalities in the state of Rio Grande do Sul, within the scope of the 2019 Pro-Culture Contest, to identify concepts and types of Cultural Heritage that emerge from them, as well as the relationship of these heritages with the Heritage Education actions designed in the projects. The sources of this study are, therefore, the 28 winning projects of the Pro-cultura Contest (2019), by the State Department of Culture of Rio Grande do Sul (Public Notice Nº. 01/2019). The methodological procedure used involved the location and analysis of the projects, as well as the bibliographical study on Cultural Heritage and Heritage Education. With the analysis of the object and the justifications of the winning projects, it was possible to identify, in some proposals, criteria for attributing heritage value with preservation tendencies linked to a still present coloniality, distancing dialogue, reflection and criticism, assumptions for heritage education effective. However, there are ruptures with the discussion of intangible heritage, although heritage associated with cultural heritage still prevails. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Patrimonial Education | en |
dc.subject | Educação patrimonial | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio cultural : Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject | Cultural heritage | en |
dc.subject | Pro-culture RS | en |
dc.title | Projetos de educação patrimonial do concurso Pró-cultura no Rio Grande do Sul em 2019 : continuidades e rupturas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001129280 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | História: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC História (789)