Mostrar registro simples

dc.contributor.authorStoll, Renan Eduardopt_BR
dc.contributor.authorDomenici, Catarina Leitept_BR
dc.date.accessioned2021-07-21T04:24:19Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/224289pt_BR
dc.description.abstractEste artigo investiga duas práticas de performance da obra Variationen für Klavier, Op. 27 de Anton Webern através da comparação de duas edições da obra e da comparação de três gravações realizadas por Peter Stadlen (1948), Yvonne Loriod (1961) e Charles Rosen (1969). Foram comparadas a primeira edição da obra (a edição Urtext de 1937) e a edição Prática elaborada por Peter Stadlen (1979), resultado de sua interação com o compositor durante o período que antecedeu a estreia do Op. 27. Os aspectos estéticos e interpretativos da obra foram considerados a partir dos textos de Stadlen e da literatura recente. Utilizando o software Sonic Visualiser foram mapeadas as flutuações de tempo nas três gravações do Op. 27. Os resultados evidenciaram dois estilos distintos de performance: o estilo pós-guerra (Cook, 2016) de Loriod e Rosen, marcado pela influência da vanguarda de Darmstadt, e o estilo pré-guerra de Stadlen.pt_BR
dc.description.abstractThis paper investigates two performance practices of Anton Webern’s Variationen für Klavier, Op. 27 through a comparison between two editions and three recordings of the work. The first edition (the Urtext edition of 1937) and Stadlen’s practical edition of 1979 were compared in regards to the expressive markings added by the composer and the performer, and interpretive aspects of recent literature as well as Stadlen’s texts were considered. Using the software Sonic Visualiser tempo fluctuations were analysed in the recordings by Peter Stadlen (1948), Yvonne Loriod (1961) and Charles Rosen (1969). The results brought to evidence two contrasting performance styles: the post-war style (Cook, 2016) of Loriod and Rosen, marked by the influence of the Darmstadt avant-garde, and the prewar style of Peter Stadlen.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Vórtex. Curitiba : UNESPAR/EMBAP. Vol. 4 n.3 (2016); p. 1-65pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPerformance practice of Anton Webern’s Variationen für Klavier Op. 27en
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectÓperapt_BR
dc.subjectPeter Stadlenen
dc.subjectComparison of editionsen
dc.subjectComparison of recordingsen
dc.titleDuas práticas de performance de Variationen für Klavier, Op. 27 de Anton Webern : um estudo comparativo de edições e gravaçõespt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001026669pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples