Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRuthschilling, Evelise Anicetpt_BR
dc.contributor.authorCamargo, Cariane Weydmannpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-16T04:30:57Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/224082pt_BR
dc.description.abstractEstudos recentes têm demonstrado que o papel do designer dentro de uma empresa de moda pode ser decisivo no desenvolvimento de produtos mais sustentáveis. Normalmente, o designer é o profissional mais comprometido com a causa sustentável e possuidor de conhecimentos sobre toda a cadeia produtiva, capaz de perceber, em cada fase do ciclo de vida, as oportunidades para operar mudanças. Nessa perspectiva, este artigo apresenta resultados de experiências de ensino-aprendizagem em um curso de graduação em moda. A pesquisa de natureza qualitativa utilizou coleta de dados e revisão bibliográfica, conhecimento tácito de empresas de moda e observação participante de práticas didáticas em sala de aula. O objetivo do trabalho é compartilhar resultados e propor uma discussão entre pares sobre um conjunto de procedimentos metodológicos do design para a sustentabilidade, buscando auxiliar a conscientização e a formação profissional de futuros designers de moda.pt_BR
dc.description.abstractRecent studies have shown that the role of the designer in a fashion company can be decisive in the development of more sustainable products. Typically, the designer is the most committed professional with the sustainable cause and possessing knowledge of the entire production chain, being able to perceive in every life cycle phase the opportunities to bring changes. From this perspective, this article presents the results of teaching and learning experiences in the fashion graduation course. The qualitative research used data collection from literature review, tacit knowledge of fashion companies and participant observation of teaching practices in the classroom. The objective is to share results and propose a discussion between pairs of a set of methodological procedures of design for sustainability, seeking aid awareness and training future fashion designers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofModaPalavra e-Periódico. Florianópolis : UDESC, 2016. Vol. 9 , n. 17 (2016) ; p. 299-312pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectFashion designen
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectSustainabilityen
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectDesign de modapt_BR
dc.subjectModa sustentávelpt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.titleProcedimentos metodológicos para projeto de moda sustentável em ambiente acadêmicopt_BR
dc.title.alternativeMethodological procedures for sustainable fashion design in academic environment en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000985904pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples