Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWives, Leandro Krugpt_BR
dc.contributor.authorAdolfo, Arthurpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-16T04:30:37Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/224064pt_BR
dc.description.abstractAvaliação educacional é um assunto recorrente no dia a dia dos professores e para isso existem diversas técnicas, como a Teoria da Resposta ao Item (TRI), que considera parâmetros como a habilidade do estudante e a dificuldade da questão na hora da avaliação. Um problema que se quer confrontar com a TRI é a complexidade envolvida no processo de avaliação, pois ela utiliza modelos matemáticos para extrair o resultado desejado. Além disso, muitas vezes os professores sentem dificuldade em aprimorar seus questionários, diminuindo o erro médio e adaptando-os ao conhecimento e habilidade de seus alunos. Este trabalho tem por objetivo fornecer uma ferramenta de geração de questionários utilizando modelo TRI, e tal ferramenta terá integração com outras plataformas, através de uma API REST, inicialmente com o ambiente Moodle. Para validação da ferramenta, serão extraídos e tratados dados do ambiente Moodle, e, após esses procedimentos, será gerado um modelo TRI. Serão extraídas 20 questões com respostas de verdadeiro ou falso. Para a aferição dos resultados, a ferramenta será utilizada em uma turma de um curso da Ciências da Computação cadastrada na plataforma Moodle. Este documento descreve de maneira detalhada os conceitos e fundamentos envolvidos, o desenvolvimento da ferramenta, um guia de uso, o processo de avaliação e seus resultados, finalizando com contribuições, limitações e trabalhos futuros.pt_BR
dc.description.abstractEducational assessment is a recurring subject in teachers’ daily lives. For this, several techniques, such as Item Response Theory (IRT), considers parameters such as the student’s ability and the difficulty of the question at the time of assessment. A problem that we want to confront with IRT is the complexity involved in the evaluation process, as it uses mathematical models to extract the desired result. In addition, teachers often find it challenging to improve their questionnaires, reduce their average error, and adapt them to their students’ knowledge and skills. In this sense, this work aims to provide a questionnaire generation tool using the TRI model. Such a tool will integrate with other platforms through a REST API, initially with the Moodle environment. Data from the Moodle environment will be extracted and processed to validate this tool, and after these procedures, it will generate a TRI model. The tool will be used in a class registered on the Moodle platform to measure its results. This document describes the concepts and fundamentals involved, the tool’s development, a usage guide, the evaluation process, and its results, ending with contributions, limitations, and future work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeoria da resposta ao itempt_BR
dc.subjectDynamic Questionnairesen
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectTRIen
dc.subjectApplicationen
dc.subjectMoodle pluginen
dc.subjectREST APIen
dc.titleAmbiente para geração de questionários dinâmicos baseados em teoria da resposta ao itempt_BR
dc.title.alternativeAn enviroment to Create and Manage Dynamic Questionnaires based on Item Response Theory en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRomero, Oscar Yair Ortegónpt_BR
dc.identifier.nrb001128286pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationCiência da Computação: Ênfase em Engenharia da Computação: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples