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dc.contributor.advisorMello, Luciana Garcia dept_BR
dc.contributor.authorPereira, Camila Santospt_BR
dc.date.accessioned2021-07-15T04:32:33Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/224005pt_BR
dc.description.abstractAtravés das escrevivências, conceito criado por Conceição Evaristo, busca-se realizar uma pesquisa sobre a trajetória de estudante de Ciências Sociais da autora do Trabalho. Desse modo, integrar novos métodos, a partir de formulações e conceitos de mulheres negras, como Conceição Evaristo, Djamila Ribeiro, bell hooks, complementam o compromisso com a desconstrução dos paradigmas eurocêntricos e excludentes que, tradicionalmente, estruturam os estudos científicos. Aproxima-se, portanto, das teorias decoloniais, pós-críticas e do feminismo negro. A partir dessa premissa, surge um projeto e uma pesquisadora que urgem para não sucumbir durante o momento histórico de pandemia em que o mundo se encontra. Em dez partes, são descritos os caminhos e aprendizados que tornaram realidade uma mulher negra entrar e permanecer em uma universidade pública, sendo a primeira da família a realizar esse feito. As contribuições desta produção fazem parte de um árduo trabalho de revisão e (re)invenção de trajetórias pessoais que ecoam nos arranjos cotidianos do campo social. Uma tarefa complexa e de imensa responsabilidade. Um projeto de escrita que convida para uma jornada de reflexão e compartilhamento guiada pela integridade intelectual. A seguir, experimentações de outras narrativas possíveis, reescritas com visitas particularmente dolorosas e, ao mesmo tempo, empoderadoras.pt_BR
dc.description.abstractThrough escrevivências, a concept created by Conceição Evaristo, we seek to research on the trajectory of the author of this paper as a student of Social Sciences.In this way, integrating new methods, based on formulations and concepts of black women, such as Conceição Evaristo, Djamila Ribeiro and bell hooks, complements the commitment to the deconstruction of Eurocentric and excluding paradigms that traditionally structure scientific studies. It approaches, therefore, decolonial, post-critical theories and black feminism.From this premise, a project and a researcher emerge urging not to succumb during the historical moment of the Covid-19 pandemic in which the world finds itself. In ten parts, the paths and learning experiences that made it possible for a black woman to enter and remain in a public university, being the first in her family to accomplish this feat, are described. The contributions of this production are part of a hard work of revision and (re)invention of personal trajectories that echo in the daily arrangements of the social field. A complex task of immense responsibility. A writing project that invites to a journey of reflection and sharing, guided by intellectual integrity. What follows are experimentations with other possible narratives, rewritten with particularly painful and, at the same time, empowering visits.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEscrevivênciapt_BR
dc.subjectEscrevivênciaen
dc.subjectCientistas sociaispt_BR
dc.subjectSocial Scientisten
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectAutoethnographyen
dc.titleEscrevivências de uma estudante negra de Ciências Sociaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001127598pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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