"Da nossa memória fabulamos nóis mesmos" : a experiência de narrar o trauma em Branco Sai, Preto Fica
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho é uma reflexão sobre a escrita do trauma na perspectiva da disciplina da História a partir do filme Branco Sai, Preto Fica (2014) do diretor Adirley Queirós. Os eventos traumáticos demonstram ser um profundo desafio para nossa capacidade de entendimento e de narração. Muitos historiadores buscam observar a necessidade de uma outra escrita para que seja possível abordar esses eventos de maneira a não os simplificar em uma narrativa objetiva e racional. Diante desse contexto, ...
O presente trabalho é uma reflexão sobre a escrita do trauma na perspectiva da disciplina da História a partir do filme Branco Sai, Preto Fica (2014) do diretor Adirley Queirós. Os eventos traumáticos demonstram ser um profundo desafio para nossa capacidade de entendimento e de narração. Muitos historiadores buscam observar a necessidade de uma outra escrita para que seja possível abordar esses eventos de maneira a não os simplificar em uma narrativa objetiva e racional. Diante desse contexto, o cinema de Queirós dialoga com o debate, se utilizando de formas narrativas alternativas para tratar sobre o tema sensível que aborda. Portanto, pretendo utilizar reflexões sobre a escrita da História para analisar o filme e poder contribuir para a discussão sobre a narração do trauma. Além disso, proponho utilizar o conceito de passado prático, de Hayden White, como forma de perceber esse passado como possível de ser transformado em um conhecimento que seja prático para o presente, abrindo caminho para superar as feridas provocas pelo trauma. ...
Abstract
The study is a reflection on the writing of trauma from the perspective of the discipline of history on the movie Branco Sai, Preto Fica (2014) by Adirley Queirós. Traumatic events prove to be a profound challenge to our ability to understand and narrate. Many historians seek to observe the need for another writing so it is possible to approach these events in a way that does not simplify them in an objective and rational narrative. In this context, Queirós' cinema dialogues with this debate, a ...
The study is a reflection on the writing of trauma from the perspective of the discipline of history on the movie Branco Sai, Preto Fica (2014) by Adirley Queirós. Traumatic events prove to be a profound challenge to our ability to understand and narrate. Many historians seek to observe the need for another writing so it is possible to approach these events in a way that does not simplify them in an objective and rational narrative. In this context, Queirós' cinema dialogues with this debate, applying alternative narrative forms to deal with the sensitive theme it addresses. Therefore, I intend to use reflections on the writing of history to analyze the movie and to be able to contribute to the discussion about the storytelling of trauma. In addition, I propose to use Hayden White's concept of Practical Past as a way to perceive this past as able to be turned into knowledge that is practical for the present time, opening the way to overcome the wounds caused by trauma. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Coleções
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TCC História (789)
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