Estudar e trabalhar na Itália : instrumentos e procedimentos para a inclusão de pessoas com deficiência
dc.contributor.author | Giaconi, Catia | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Maria Beatriz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T04:32:53Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1516-084X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/223921 | pt_BR |
dc.description.abstract | A Itália é conhecida por boas práticas de inclusão educacional e laboral. Um conjunto orgânico de leis permite o pleno acesso à educação e ao trabalho, garantindo direitos e recursos necessários às pessoas com deficiência, suas famílias e organizações que as acolhem. A evolução do quadro normativo italiano, tem resultado no desenvolvimento de um arcabouço teórico-conceitual em pedagogia e didática especial, para dar conta das constantes mudanças e demandas das instituições e da sociedade. Esse trabalho examina a evolução das leis que transformaram a Itália em vanguarda na inclusão social, assim como os diferentes momentos e abrangência das mesmas no tocante a participação de pessoas com deficiência na educação e no trabalho. | pt_BR |
dc.description.abstract | Italy is known for the best practices on educational and labour inclusion. An organic set of laws allows a full access to education and work, ensuring rights and necessary resources to disabled people, their families and organisations hosting them. The evolution of the Italian regulatory framework has resulted in the development of a theoreticand conceptual structure on special pedagogy and didactics, to follow the constant changes and demands of the institutions and society. This paper examines the evolution of laws that transformed Italy in the forefront in social inclusion as well as the different moments and scope of them concerning the participation of people with disabilities in education and work. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 18, n. 2 (jul./dez. 2015), p. 93-108 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educational inclusion | en |
dc.subject | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Labour inclusion | en |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Inclusive laws | en |
dc.subject | Evolutive stages of inclusion | en |
dc.title | Estudar e trabalhar na Itália : instrumentos e procedimentos para a inclusão de pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.title.alternative | Studying and living in Italy : tools and procedures to include disabled people | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000985922 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Sociais Aplicadas (4125)