Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAguiar, Mariana Braunpt_BR
dc.contributor.authorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-14T04:32:24Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223897pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo identificar e compreender os impactos de uma suposta lacuna na formação de professores dos anos iniciais no que tange o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para fins pedagógicos, em particular, no ensino de matemática. Para tanto, busca-se analisar os dados de um questionário aplicado a um grupo a 20 professoras das redes públicas das cidades de Canoas, Porto Alegre e Gravataí. Para análise dos dados coletados neste questionário, são utilizadas, principalmente, as ideias de Coll e Monereo (2010) acerca do ensino-aprendizagem na era tecnológica, bem como as de Rabardel (1995) sobre a gênese instrumental do professor. Os resultados apontam uma carência na abordagem das TIC na formação base do professor de anos iniciais, identificada tanto na análise de diferentes currículos de cursos referência de Pedagogia no país quanto nas respostas das professoras pesquisadas. Além disso, os dados produzidos indicam que os efeitos desta carência de abordagem do tema podem impactar em propostas de uso que não exploram de forma significativa as diversas potencialidades das TIC.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to identify and understand the impacts of an alleged gap in the formation of teachers of the initial years regarding the use of information and communication technologies (ICT) for pedagogical purposes, in particular, in the teaching of Math. To this end, it seeks to analyze the data of a questionnaire applied to a group of 20 teachers from public networks in the cities of Canoas, Porto Alegre and Gravataí. To analyze the data collected in this questionnaire, it is mainly used the ideas of Coll and Monereo (2010) about the teaching-learning in the technological era, as well as those of Rabardel (1995) on the instrumental genesis of the teacher. The results indicate a lack of the approach of ICT in the basic formation of the teacher of early years, identified both in the analysis of different curricula of pedagogy reference courses in the country and in the answers of the teachers surveyed. Moreover, the data produced indicate that the effects of this lack of approach to the theme may impact on proposals for use that do not significantly exploit the various potential of ICT.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n.2 (dez. 2018), 10 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDigital Technologiesen
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectMathematical Educationen
dc.subjectProfessor : Formação : Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectElementary school teacheren
dc.titleInvestigação sobre as visões de um grupo de professoras acerca do uso das tecnologias em sala de aula para ensino de matemática : um olhar para a formação das pedagogas e as formas de utilização da tecnologia em seu fazer docentept_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001094493pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples