Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Carmem Luci da Costapt_BR
dc.date.accessioned2021-07-14T04:31:52Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1984-4921pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223873pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho parte do pressuposto de que a capacidade simbólica, base da significação, é condição de integração humana à linguagem. A instauração de um lugar de significação na linguagem é explicada neste texto por meio da teorização de Émile Benveniste sobre a atualização da língua em discurso. Por nascer na cultura (BENVENISTE, 1995; 1989), o locutor, a cada ato de enunciação, realiza um acontecimento diferente e novo para fazer a passagem a sujeito e, nessa passagem, registra, no discurso, o modo como se instaura nos valores culturais impressos na língua da sociedade onde vive. Nesse sentido, o locutor se inclui no discurso, implanta o outro diante de si e se situa na sociedade. A partir disso, o estudo procura responder à seguinte questão: como propor um estudo de texto a partir dessa abordagem de linguagem? Para fundamentar a reflexão, analiticamente, é apresentado o estudo de um texto escrito, com a exploração do modo como o locutor sintagmatiza formas no discurso para produzir sentidos para o alocutário.pt_BR
dc.description.abstractThis paper is based on the premise that the symbolic capacity, the basis of signification, is a condition of the human integration into language. The establishment of a place of signification in language is explained in this text by Émile Benveniste's theorization on the actualization of language [langue] in discourse. Being born in culture (BENVENISTE, 1995; 1989), speakers, with each act of enunciation, perform a different, new event to go through the process of becoming a subject and with this process they register, in the discourse, the way in which they establish themselves in the cultural values printed in the language of the society they inhabit. Thus, speakers are included in the discourse, establishing the other before themselves and becoming situated in society. Based on this, this study seeks to answer the following question: how to propose a text study based on this approach to language? To support the reflection, analytically, the study of a written text is presented, exploring the way the speaker places forms in syntagms in their discourse to produce meanings for the listener.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAntares : letras e humanidades. Caxias do Sul, RS. Vol. 11, n. 23 (maio/ago. 2019), p. [75]-86pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBenveniste, Emile, 1902-1976pt_BR
dc.subjectDiscourseen
dc.subjectEnunciationen
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectEnunciaçãopt_BR
dc.subjectSignificationen
dc.subjectSignificaçãopt_BR
dc.subjectCultureen
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleA significação no domínio do discurso e na relação indivíduo-sociedadept_BR
dc.title.alternativeSignification in the domain of discourse and in the individual-society relationship en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001127515pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples