Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBackendorf, Viviane Raquelpt_BR
dc.contributor.authorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-14T04:31:39Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223860pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo consiste numa pesquisa sobre a construção do conceito de integral dupla como volume de um sólido, segundo a teoria da abstração reflexionante e o uso do software GeoGebra. A investigação em torno do assunto se deu a partir de atividades realizadas com estudantes do Ensino Superior, numa disciplina de Cálculo II. Para embasar as discussões, além da teoria da abstração reflexionante de Piaget, utilizamos a teoria desenvolvida por David Tall sobre a matemática elementar e a matemática avançada, como suporte para entender as possíveis dificuldades enfrentadas pelos estudantes no Ensino Superior. Ao analisar os resultados obtidos na pesquisa, concluímos que o uso do software Geogebra, favorece a construção de conceitos matemáticos, em especial da integral dupla como volume de um sólido.pt_BR
dc.description.abstractThe present article consists of a research on the construction of the concept of double integral as volume of a solid, according to the theory of reflective abstraction and the use of GeoGebra software. The investigation around the subject occurred from activities carried out with students of Higher Education, in a discipline of Calculus II. To support the discussions, in addition to Piaget's theory of reflective abstraction, we use the theory developed by David Tall on elementary mathematics and advanced mathematics as a support to understand the possible difficulties faced by students in higher education. In analyzing the results obtained in the research, we conclude that the use of Geogebra software, favors the construction of mathematical concepts, especially the double integral as the volume of a solid.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018),10 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectAbstração reflexionantept_BR
dc.subjectReflective abstractionen
dc.subjectIntegrais duplaspt_BR
dc.subjectDouble integralen
dc.titleGeoGebra na aprendizagem de conceitos de matemática avançadapt_BR
dc.title.alternativeGeoGebra in the learning of concepts from advanced math en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001094421pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples