Diretrizes para design de recursos educacionais digitais voltados à educação bilíngue de surdos
dc.contributor.author | Perry, Gabriela Trindade | pt_BR |
dc.contributor.author | Quixaba, Maria Nilza Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T04:31:25Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/223842 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa foi elencar diretrizes para o projeto de recursos educacionais digita is, voltados para a educação bilíngue de surdos. O público alvo deste estudo são designers: os prof issionais que irão usar as diretr izes para projetar os recursos educacionais que serão utilizados pe los estudantes surdos e seus professores. A importância deste trabalho se deve ao fato que a maior parte dos designers não tem conhecimento científ ico ou empír ico sobre o contexto e as necessidades dos estudantes surdos, tampouco reconhecem o bilinguismo como uma necessidade comunicacional e educaciona l. Por meio de uma revisão bibliográf ica e de entrevistas com profiss iona is com experiência na área de educação de surdos, chegou-se a 33 diretr izes, que sintetizam conhecimentos de áreas de difíc il acesso ao designer. Acredita -se que a disponibilização das diretrizes compiladas nesta pesquisa possa auxiliá -los a produzir recursos educacionais bilíngues. | pt_BR |
dc.description.abstract | The goal of this research was to establish guidelines for the design of digital educational resources, aimed at the bilingual education of the deaf. The target audience for this study are designers: professionals who will use the guidelines to design the educational resources that will be used by deaf students and their teachers. The importance of this work is due to the fact that most designers do not have scientific or empirical knowledge about the context and needs of deaf students, nor do they recognize bilingualism as a communicational and educational need. Through a bibliographical review and interviews with professionals with experience in the area of education of deaf people, 33 guidelines were preposed, which synthesize knowledge of areas of difficult access to the designer. It is believed that the availability of the guidelines compiled in this research can help them to produce bilingual educational resources. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 15, n. 2 (dez. 2017), 11 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Acessibility | en |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject | Bilingual education of the death | en |
dc.subject | Design of educaional digital resources | en |
dc.subject | Recursos educacionais | pt_BR |
dc.subject | Deficiente auditivo | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.title | Diretrizes para design de recursos educacionais digitais voltados à educação bilíngue de surdos | pt_BR |
dc.title.alternative | Guidelines for designing digital educational material for bilingual deaf | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001092374 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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