Intervenções do professor e a aprendizagem de matemática na cultura digital : a proposta pedagógica – uma experiência no 9º ano
dc.contributor.author | Mattos, Eduardo Britto Velho de | pt_BR |
dc.contributor.author | Basso, Marcus Vinicius de Azevedo | pt_BR |
dc.contributor.author | Fagundes, Léa da Cruz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T04:31:21Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/223840 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo é fruto da investigação sobre intervenções do professor que promovam aprendizagens de matemática na Cultura Digital a partir de Projetos de Aprendizagem desenvolvidos por estudantes da Educação Básica. Discute-se uma importante perspectiva de intervenção, que é a proposta pedagógica desenvolvida com os estudantes, a qual denominamos intervenção do tipo 1. Busca-se subsídio na Epistemologia Genética piagetiana para discutir os processos de aprendizagem e em conceitos da Cultura Digital para analisar as mudanças promovidas pelas tecnologias digitais e projetar a estruturação de uma escola da Cultura Digital. Com base na experiência desenvolvida com estudantes da escola pública, analisa-se a viabilidade da proposta e as construções conceituais de matemática possibilitadas. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study is the result of research on teacher interventions that promote learning of mathematics in Digital Culture from Learning Projects developed by students of Basic Education. An important intervention perspective is discussed, which is the pedagogical proposal developed with the students, which we call type 1 intervention. We seek a subsidy in Piagetian Genetic Epistemology to discuss learning processes and concepts of Digital Culture, to analyze the changes promoted by digital technologies and to design the structuring of a Digital Culture school. Based on the experience realized with public school students, the viability of the proposal and the conceptual constructions of mathematics are analyzed. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 14, n. 2 (dez. 2016), 11 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teacher intervention | en |
dc.subject | Intervenção pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Projetos educacionais | pt_BR |
dc.subject | Learning projects | en |
dc.subject | Mathematics learning | en |
dc.subject | Aprendizagem : Matematica | pt_BR |
dc.subject | Cultura digital | pt_BR |
dc.subject | Digital culture | en |
dc.title | Intervenções do professor e a aprendizagem de matemática na cultura digital : a proposta pedagógica – uma experiência no 9º ano | pt_BR |
dc.title.alternative | Teacher interventions and mathematics learning in digital culture : the pedagogical proposal – an experience in 9th grade | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001094499 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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