Show simple item record

dc.contributor.authorMattos, Eduardo Britto Velho dept_BR
dc.contributor.authorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorFagundes, Léa da Cruzpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-14T04:31:21Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223840pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo é fruto da investigação sobre intervenções do professor que promovam aprendizagens de matemática na Cultura Digital a partir de Projetos de Aprendizagem desenvolvidos por estudantes da Educação Básica. Discute-se uma importante perspectiva de intervenção, que é a proposta pedagógica desenvolvida com os estudantes, a qual denominamos intervenção do tipo 1. Busca-se subsídio na Epistemologia Genética piagetiana para discutir os processos de aprendizagem e em conceitos da Cultura Digital para analisar as mudanças promovidas pelas tecnologias digitais e projetar a estruturação de uma escola da Cultura Digital. Com base na experiência desenvolvida com estudantes da escola pública, analisa-se a viabilidade da proposta e as construções conceituais de matemática possibilitadas.pt_BR
dc.description.abstractThe present study is the result of research on teacher interventions that promote learning of mathematics in Digital Culture from Learning Projects developed by students of Basic Education. An important intervention perspective is discussed, which is the pedagogical proposal developed with the students, which we call type 1 intervention. We seek a subsidy in Piagetian Genetic Epistemology to discuss learning processes and concepts of Digital Culture, to analyze the changes promoted by digital technologies and to design the structuring of a Digital Culture school. Based on the experience realized with public school students, the viability of the proposal and the conceptual constructions of mathematics are analyzed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 14, n. 2 (dez. 2016), 11 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher interventionen
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subjectProjetos educacionaispt_BR
dc.subjectLearning projectsen
dc.subjectMathematics learningen
dc.subjectAprendizagem : Matematicapt_BR
dc.subjectCultura digitalpt_BR
dc.subjectDigital cultureen
dc.titleIntervenções do professor e a aprendizagem de matemática na cultura digital : a proposta pedagógica – uma experiência no 9º anopt_BR
dc.title.alternativeTeacher interventions and mathematics learning in digital culture : the pedagogical proposal – an experience in 9th gradeen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001094499pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record