Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorMonzon, Larissa Weyhpt_BR
dc.contributor.authorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-14T04:29:46Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223809pt_BR
dc.description.abstractNesse artigo analisa-se o papel do uso de recursos digitais de Geometria Dinâmica em entrevista baseada no Método Clínico de Jean Piaget considerando o estudo do pensamento geométrico em relação a transformações no plano. Para esta análise desenvolveu-se uma sequência de atividades que contempla transformações geométricas utilizando o software GeoGebra em uma entrevista clínica com dez estudantes do Ensino Básico. O uso desse recurso proporcionou aos sujeitos da entrevista uma forma de interação e manipulação para construir conceitos, como também, para o pesquisador entender o pensamento dos entrevistados. Os dados apontam para a possibilidade de integração do Método Clínico e uso de mídias digitais possibilitando a ação do sujeito sobre objetos de geometria.pt_BR
dc.description.abstractThis article analyses the role of the use of digital resources of Dynamic Geometry in interview based on Jean Piaget Clinical Method, considering the study of geometrical thought related to transformations of the plan. For this analysis was developed a sequence of activities who includes geometrical transformations using the software GeoGebra in a clinical interview with ten students of basic education. The use of this resource provided the subjects of the interview with a form of interaction and manipulation to construct concepts, as well as for the researcher to understand the thoughts of the interviewees. The data point to the possibility of integration of the Clinical Method and the use of digital medias making possible the action of the subject on geometry objects.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018), 10 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDynamic geometryen
dc.subjectGeometria dinâmicapt_BR
dc.subjectMétodo clínico piagetianopt_BR
dc.subjectClinical Methoden
dc.subjectTransformações geométricaspt_BR
dc.subjectGeometric transformationsen
dc.titleGeometria dinâmica e Método Clínico de Piaget : visando o pensamento geométrico das transformaçõespt_BR
dc.title.alternativeDynamic geometry and Clinical Method of Piaget : aiming at the geometric thinking of transformationsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001094490pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem