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dc.contributor.authorSilva, Francielle Molon dapt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Mario Cesar dos Santos dept_BR
dc.contributor.authorCosta, Camila Furlan dapt_BR
dc.contributor.authorRhoden, Marisa Ignez dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2021-07-13T04:39:33Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1413-2311pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223769pt_BR
dc.description.abstractEstudos sobre aprendizagem e Educação a Distância (EAD) são encontrados em diversos meios de publicação. Entretanto, a articulação entre estas duas temáticas ainda se encontra como um campo aberto a novos debates. Para contribuir com esta discussão, o objetivo desse estudo é analisar o modo como ocorreu o processo de aprendizagem organizacional na EA/UFRGS, a partir das experiências dos cursos de EAD por ela ofertados no período de 2005 a 2010. Para isso, utilizamos um método qualitativo estudo de caso, analisando a gestão de quatro cursos de EAD da EA/UFRGS. Os dados foram obtidos através de documentos e da observação participante e foram analisados através do emprego da técnica qualitativa da análise interpretativa. Os resultados demonstram que uma série de práticas e papéis foram estabelecidas e alteradas mais através de um processo de tentativa e erro, do que fruto de ações coordenadas, planejadas e formalizadas pelos membros das equipes de EAD. Concluímos, que as práticas refletidas, mantidas e/ou alteradas adotadas na gestão dos cursos de EAD da EA/UFRGS resultaram em aprendizagem organizacional. Porém, a ação integrada de debate e avaliação das rotinas entre os gestores dos quatro cursos analisados, poderia trazer mais benefícios à instituição. O que poderia também reduzir a subjetividade das ações administrativas e pedagógicas.pt_BR
dc.description.abstractStudies on Learning and Distance Education are found in various forms of publication. However, the articulation between these areas is still an open field for debates. To enhance this discussion, the purpose of this study is to analysis the way that has been occurred the organizational learning in the EA/UFRGS, after the experiences of the courses in distance in the period of 2005 to 2010. We used a qualitative case study method to analyze these four online courses at UFRGS. Data were obtained through participant observation and documentation and analyzed through the use of qualitative interpretive analysis technique. Information was collected through participant observation and was analyzed thru a qualitative interpretative technique. Findings showed that a series of practices and roles were set and changed much more as a result of trial and error process than as a result of coordinated and planned actions done by the on-line staff group. We inferred that UFRGS online course management practices that were adopted resulted in organizational learning. However, an integrated discussion and routine evaluation between the managers of the four analyzed courses could bring more benefits to the Business School, reducing the administrative and teaching subjectivity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRead : revista eletrônica de administracão. Porto Alegre. Edição 73, Vol. 18, n. 3 (set./dez. 2012), p. 829-857pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação a distância (EaD)pt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectOrganizational learningen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDistance learningen
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.titleAprendizagem organizacional a partir das práticas de educação a distância da Escola de Administração/UFRGSpt_BR
dc.title.alternativeOrganizational learning from practice about distance learning of Business School/UFRGS en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000867873pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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