Mostrar registro simples

dc.contributor.authorThomazi, Patricia Thormannpt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Fabio Goncalvespt_BR
dc.contributor.authorSilva, Regio Pierre dapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Tania Luisa Koltermann dapt_BR
dc.date.accessioned2021-07-09T04:39:42Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1984-2880pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223506pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo investiga como está sistematizada a formação técnica em “design gráfico”, questões relacionadas ao currículo e às diretrizes estruturantes dos cursos técnicos de nível médio, assim como seu eixo tecnológico. Além disso, esclarece o uso de nomenclaturas específicas em cada modalidade de ensino, as relações da verticalização do ensino técnico de nível médio, segundo o Ministério da Educação e as considerações relacionadas às ocupações profissionais indicadas na Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e Emprego. O artigo também explora as competições científicas nacionais e internacionais, associadas à educação profissional de nível médio, muitas vezes intituladas Olimpíadas do Conhecimento ou Torneios de Formação Profissional. As informações apresentadas utilizam o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos proposto em 2008, a Classificação Brasileira de Ocupações, as diretrizes da Olimpíada do Conhecimento desenvolvida e organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e as normas e orientações do Torneio Internacional de Formação Profissional - WorldSkills Competition, como base de verificação. Ademais, o estudo busca uma reflexão sobre a contribuição para o mercado de trabalho, bem como para o desenvolvimento tecnológico, científico e cultural da sociedade por meio da verticalização da formação técnica, apoiada pelas competições científicas na área de design gráfico.pt_BR
dc.description.abstractThis article investigates the systematization of technical education in “graphic design”, issues related to curriculum and to structuring guidelines of technical courses at secondary level, and also its technological area. It also explains the use of specific nomenclature in each mode of education, the relations of the verticalization of technical education at secondary level, according to the Ministry of Education and considerations related to professional occupations listed in the Brazilian Classification of Occupations of the Ministry of Labor and Employment. The article also explores the national and international scientific competitions, associated with professional education at secondary level often entitled Knowledge Olympics or Professional Training Tournaments. The information presented uses the National Catalogue of Technical Courses proposed in 2008, the Brazilian Classification of Occupations, the Knowledge Olympics guidelines developed and organized by the National Service of Industrial Education, and the rules and guidelines of the International Tournament of Professional Training - WorldSkills Competition- as a checking basis. In addition, the study aims to reflect on a contribution to the labor market and also to the technological, scientific and cultural development of the society through the verticalization of technical education supported by scientific competitions in the graphic design field.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCompetência : revista da educação superior do Senac-RS. Vol. 8, n. 2 (2015), p. 75-90pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectGraphic designen
dc.subjectVisual communicationen
dc.subjectComunicação visualpt_BR
dc.subjectWorldSkillsen
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectVerticalization of technical educationen
dc.subjectOlympics knowledgeen
dc.title"Design gráfico" e a Worldskills Competition : verticalização do ensino e o mercado de trabalhopt_BR
dc.title.alternative"Graphic design" and Worldskills Competition : education verticalization and lobour marketen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001011162pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples