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dc.contributor.authorLemos, Bruno de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorRuckert, Aldomar Arnaldopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-08T04:42:14Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn2358-3592pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223409pt_BR
dc.description.abstractO artigo analisa a política Nova Agenda para Cooperação e Desenvolvimento Fronteiriço entre Brasil e Uruguai e suas repercussões nas cidades-gêmeas de Sant’Ana do Livramento e Rivera, abordando a legislação dela originada, como o Acordo para Permissão de Residência, Estudo e Trabalho a Nacionais Fronteiriços Brasileiros e Uruguaios, o Ajuste Complementar ao Acordo para Permissão de Residência, Estudo e Trabalho a Nacionais Fronteiriços Brasileiros e Uruguaios para Prestação de Serviços de Saúde, o Acordo para Criação de Escolas e/ou Institutos Binacionais Fronteiriços Profissionais e/ou Técnicos e para o Credenciamento de Cursos Técnicos Bifronteiriços e o Acordo sobre Cooperação Policial em Matéria de Investigação, Prevenção e Controle de Fatos Delituosos. Após, são abordados processos multiescalares que possibilitaram a criação dessa política, sendo analisadas as escalas global, supranacional, nacional e local. Conclui-se que a convergência desses processos multiescalares possibilitou o surgimento da Nova Agenda.pt_BR
dc.description.abstractThis paper analyses the New Agenda for the Cooperation and the Development of the Frontier Between Brazil and Uruguay and its repercussions at the sister cities Sant’Ana do Livramento and Rivera, approaching the legislation that it has originated, such as the Agreement Allowing Brazilian and Uruguayan Citzens Living at the Frontier to Live, Study and Work, the Complementary Adjustment to the Agreement Allowing Brazilian and Uruguayan Citzens Living at the Frontier to Live, Study and Work for Delivering Health Services, the Agreement for the Establishment of Schools or Binational Professional and/or Technical Institutes at the Frontier and the for the Accreditation of Technical Courses at the Frontier and the Agreement on Police Cooperation in Investigation, Prevention and Control of Delicts. Then, we'll approach multiscalar processes that made it possible to establish such policy and we'll analyse the global, supranational, national and local scales. We conclude that a convergence of these multiscalar processes enabled the creation of the New Agenda.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Política e Planejamento Regional. Secretaria da Revista Política e Planejamento Regional. Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de janeiro: Rio de Janeiro, 2014. Vol. 1, n. 1 (jan./jun. 2014), p. 138-158pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFrontier cooperationen
dc.subjectCooperação fronteiriçapt_BR
dc.subjectBrazilen
dc.subjectFronteiraspt_BR
dc.subjectUruguayen
dc.subjectSant’Ana do Livramentoen
dc.subjectRiveraen
dc.titleA nova agenda para cooperação e desenvolvimento fronteiriço entre Brasil e Uruguaipt_BR
dc.title.alternativeNew Agenda for the Cooperation and the Development of the Frontier Between Brazil and Uruguay territorial repercussions in twin cities of Sant’Ana do Livramento and Riveraen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000993049pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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