Memórias de um atlas cosmopolita e a esfera do tempo suportado
dc.contributor.advisor | Figueiredo, Joana Bosak de | pt_BR |
dc.contributor.author | Barbian, Débora da Silva Margoni | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-06T04:46:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/223260 | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante das imagens, do tempo, dos mitos, da história: a proposta deste trabalho orienta-se pela metodologia de Aby Warburg na análise formal do objeto artístico “Atlas do Memorial”, o conjunto escultórico de ornamentação da fachada do Memorial do Rio Grande do Sul, executado pelo Ateliê de Esculturas de João Vicente Friederichs (1880-1962). Ao estabelecer um paralelo com o Atlas Mnemosyne, busca-se compreender historicamente a presença deste objeto simbólico em seu lugar de inserção, provocando, assim, uma relação conceitual, além da pathosformel. Ao redor das esculturas fachadistas, tão marcantes do início do século XX, o espaço foi reordenado. Mas elas permaneceram, em sua posição de arte, de símbolo, de ideologia, de memória, e até mesmo de identidade, apesar das referências externas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ante las imágenes, el tiempo, los mitos, la historia: la propuesta de esta obra se guía por la metodología de Aby Warburg en el análisis formal del objeto artístico “Atlas do Memorial”, el conjunto escultórico de ornamentación en la fachada del Memorial. de Rio Grande do South, ejecutado por el Estudio de Escultura de João Vicente Friederichs (1880-1962). Al establecer un paralelo con el Atlas Mnemosyne, buscamos comprender históricamente la presencia de este objeto simbólico en su lugar de inserción, provocando así una relación conceptual, además de la pathosformel. En torno a las esculturas ornamentales, tan llamativas de principios del siglo XX, se reordenó el espacio. Pero permanecieron, en su posición de arte, símbolo, ideología, memoria e incluso identidad, a pesar de las referencias externas. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Atlas Mnemosyne | es |
dc.subject | Friederichs, João Vicente | pt_BR |
dc.subject | Atlas | pt_BR |
dc.subject | Positivismo | pt_BR |
dc.subject | Escultura | pt_BR |
dc.subject | Anacronismo | pt_BR |
dc.title | Memórias de um atlas cosmopolita e a esfera do tempo suportado | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001127712 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | História da Arte: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Artes Visuais (660)