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dc.contributor.advisorStein, Marilia Raquel Albornozpt_BR
dc.contributor.authorStarosta, Alexandrept_BR
dc.date.accessioned2021-07-06T04:44:57Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223153pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Música aborda memórias de formação e reflexões pedagógicas de um professor de violino, no sul do Brasil, relativas a processos de ensino e aprendizagem coletivos de violino e outros instrumentos de cordas friccionadas. Além disso, são analisados dois métodos de ensino de violino, nomeadamente o Método Suzuki e o Método Maia Bang. A monografia foi feita com base na pesquisa qualitativa e aponta para as transformações inerentes à trajetória do professor de violino, devidas às práticas pedagógicas em música estudadas no curso de Licenciatura em Música e às experiências extra-acadêmicas no âmbito da docência. Como considerações finais, o trabalho aponta para a valorização do ensino coletivo de instrumento. Observou-se, entre suas vantagens, que muitos aprendizes se sentem motivados à aprendizagem conversando com seus colegas em aula sobre técnicas do violino e outros temas, e tocando em grupo. Além disso, quando lida com um coletivo de pessoas com necessidades e demandas diversas, o professor deve buscar uma forma flexível e variada de ensinar a tocar violino; e alunos que possuem experiência de estudo violino há mais tempo podem ajudar outros menos experientes, dinamizando as interações e aprendizagens em aula.pt_BR
dc.description.abstractThis work adresses the formative memories and pedagogical reflections of a violin teacher, in the south of Brazil, related to collective teaching and learning processes of violin and other friction string instruments. In addition, two methods of teaching violin are analyzed, namely the Suzuki Method and the Maia Bang Method. The monograph was based on qualitative research and points to the transformations inherent to the trajectory of the violin teacher, due to the pedagogical practices studied in the Music Degree Course and to the extra-academic experiences in the scope of teaching. As final considerations, the work points to the valorization of collective teaching of instruments. Among its advantages, it was observed that many learners feel motivated to learn by talking with their colleagues in class about violin techniques and other topics, and playing in groups. In addition, when dealing with a collective o people with diverse needs and demands, the teacher mus seek a flexible and varied way of teaching how to play the violin; and studentes who have had experience whit the violin for a long time can help others who are less experienced, streamlining interactions and learning in class.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectViolinopt_BR
dc.subjectFormative memories and pedagogical reflectionsen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectString instrument collective teachingen
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectViolin teachingen
dc.subjectGroup teaching and learning processesen
dc.subjectInstrument teaching methodsen
dc.titleProcessos de ensino e aprendizagem de instrumentos de cordas em grupo : memórias de formação e reflexões pedagógicas de um professor de violino no sul do Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001127891pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationMúsica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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