Fotografias do espaço vivido : a cidade a artir do olhar do (a) aluno (a)
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo propiciar uma leitura do espaço e das relações existentes na cidade a partir do lugar do(a) aluno(a) por meio da fotografia. Busca-se compreender a importância do lugar , refletir sobre as invisibilidades da cidade e utilizar a linguagem fotográfica para proporcionar a leitura do espaço. A metodologia de cunho qualitativo utilizada se deu a partir da reflexão de três questões propostas para discussão com os(as) alunos(as) em sala de aula, buscando entender ...
O presente trabalho tem como objetivo propiciar uma leitura do espaço e das relações existentes na cidade a partir do lugar do(a) aluno(a) por meio da fotografia. Busca-se compreender a importância do lugar , refletir sobre as invisibilidades da cidade e utilizar a linguagem fotográfica para proporcionar a leitura do espaço. A metodologia de cunho qualitativo utilizada se deu a partir da reflexão de três questões propostas para discussão com os(as) alunos(as) em sala de aula, buscando entender o olhar que o(a) estudante possui do lugar em que vive, se entendendo e compreendendo o outro como cidadão por meio da fotografia. Como principais resultados da pesquisa, constata-se que por meio da fotografia, criada pelos(as) alunos(as), eles(as) terão a possibilidade de observar e refletir sobre o seu lugar. Além de exercitar a leitura e compreensão de paisagens, pensando sobre as relações que ali existem. ...
Abstract
This study aims to provide a reading of the space and the relations that exist in the city from the student's perspective through photography . It pursues to understand the importance of the place, to reflect about city's invisibilities and make use of photographic language to enable the reading of the space. The qualitative methodology was chosen based on the consideration of three questions that were proposed for discussion with students in the classroom, aiming to understand the student's vi ...
This study aims to provide a reading of the space and the relations that exist in the city from the student's perspective through photography . It pursues to understand the importance of the place, to reflect about city's invisibilities and make use of photographic language to enable the reading of the space. The qualitative methodology was chosen based on the consideration of three questions that were proposed for discussion with students in the classroom, aiming to understand the student's view of the place where they live, perceiving and understanding others as citizens through photography . The main results of the research demonstrate that it is possible for students to observe and reflect on their place through the photography created by themselves. In addition, they can exercise the reading and understanding of landscapes, and reflect on the relations that exist there. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Geografia (453)
Este item está licenciado na Creative Commons License