Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDorfman, Adrianapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Michelle Coitinho dept_BR
dc.date.accessioned2021-06-30T04:23:57Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223033pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo discutir como as migrações internacionais são abordadas nos livros didáticos do 8º ano do Ensino Fundamental, bem como refletir sobre a importância dos livros didáticos para o ensino e apresentar as principais perspectivas teóricas que estudam o tema das migrações. Refletimos sobre a importância de trabalhar esse tema na Geografia Escolar, buscando conectar as aulas com a realidade vivida e buscando combater a desinformação, que é a origem da xenofobia. Para a realização desta pesquisa foram selecionados três livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2020. Conclui-se que livros didáticos não apresentam um padrão na abordagem do tema, sendo que ficou evidente os que seguem uma abordagem mais reflexiva e qualitativa enquanto apenas um que segue uma abordagem objetiva e quantitativa.pt_BR
dc.description.abstractEl presente trabajo tiene como objetivo discutir cómo se abordan las migraciones internacionales en los libros de texto del octavo año de la escuela primaria, así como reflexionar sobre la importancia de los libros de texto para la enseñanza y presentar las principales perspectivas teóricas que estudian el tema de la migración. Reflexionamos sobre la importancia de trabajar este tema en Geografía Escolar, buscando conectar las clases con la realidad vivida y buscando combatir la desinformación, que es el origen de la xenofobia. Para realizar esta investigación se seleccionaron tres libros de texto aprobados por el Programa Nacional de Libros de Texto 2020. Concluimos que los libros de texto no tienen un estándar en el abordaje del tema, y se evidenció quienes siguen un enfoque más reflexivo y cualitativo mientras que solo uno que sigue un enfoque objetivo y cuantitativo.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectEnsañanza de Geografiaes
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectMigracioneses
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectLibros de textoes
dc.subjectMigraçãopt_BR
dc.titleMigrações internacionais e Geografia : uma análise de livros didáticos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001127493pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples