Migrações internacionais e Geografia : uma análise de livros didáticos do ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Dorfman, Adriana | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Michelle Coitinho de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-30T04:23:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/223033 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo discutir como as migrações internacionais são abordadas nos livros didáticos do 8º ano do Ensino Fundamental, bem como refletir sobre a importância dos livros didáticos para o ensino e apresentar as principais perspectivas teóricas que estudam o tema das migrações. Refletimos sobre a importância de trabalhar esse tema na Geografia Escolar, buscando conectar as aulas com a realidade vivida e buscando combater a desinformação, que é a origem da xenofobia. Para a realização desta pesquisa foram selecionados três livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2020. Conclui-se que livros didáticos não apresentam um padrão na abordagem do tema, sendo que ficou evidente os que seguem uma abordagem mais reflexiva e qualitativa enquanto apenas um que segue uma abordagem objetiva e quantitativa. | pt_BR |
dc.description.abstract | El presente trabajo tiene como objetivo discutir cómo se abordan las migraciones internacionales en los libros de texto del octavo año de la escuela primaria, así como reflexionar sobre la importancia de los libros de texto para la enseñanza y presentar las principales perspectivas teóricas que estudian el tema de la migración. Reflexionamos sobre la importancia de trabajar este tema en Geografía Escolar, buscando conectar las clases con la realidad vivida y buscando combatir la desinformación, que es el origen de la xenofobia. Para realizar esta investigación se seleccionaron tres libros de texto aprobados por el Programa Nacional de Libros de Texto 2020. Concluimos que los libros de texto no tienen un estándar en el abordaje del tema, y se evidenció quienes siguen un enfoque más reflexivo y cualitativo mientras que solo uno que sigue un enfoque objetivo y cuantitativo. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Geografia escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensañanza de Geografia | es |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Migraciones | es |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Libros de texto | es |
dc.subject | Migração | pt_BR |
dc.title | Migrações internacionais e Geografia : uma análise de livros didáticos do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001127493 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Geociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Geografia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Geografia (463)