Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMassoni, Neusa Teresinhapt_BR
dc.contributor.authorAlves-Brito, Alanpt_BR
dc.contributor.authorCunha, Alexander Monteropt_BR
dc.date.accessioned2021-06-30T04:23:44Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2237-9185pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223026pt_BR
dc.description.abstractA rápida construção do Referencial Curricular Gaúcho para o Ensino Médio tornou saliente muitos dos contrassensos presentes nas políticas educacionais no Brasil. Neste trabalho discutimos alguns destes contrassensos a partir de um triplo olhar: sobre a participação da academia no contexto de produção, sobre a área de Ciências da Natureza no Ensino Médio e sobre as questões étnico-raciais presentes (ou não) nesta mesma área. Nossa análise mostra uma limitada participação da academia decorrente da forma enrijecida de construção do Referencial Curricular Gaúcho, desenvolvido a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esta forma enrijecida resultou em um tratamento superficial dos conhecimentos a serem trabalhados nas Ciências da Natureza justificado inadequadamente por uma abordagem interdisciplinar. Resultou também em um afastamento das políticas educacionais em voga até 2015, um reducionismo do direito à educação e uma total falta de discussões étnico-raciais na área de ciências. São resultados que trazem preocupação ao não considerar as complexas relações existentes entre os agentes participativos do sistema educacional brasileiro e gaúcho, o que poderá trazer prejuízos futuros à Educação Científica.pt_BR
dc.description.abstractThe rapid development of a “Gaúcho” Curriculum Reference for High School, highlights many of the contradictions existing in educational policies in Brazil. In this work, we discuss some of these contradictions concentrating on: the context of production and the participation of the academy; the Natural Sciences in High School; and the ethnic-racial issues present (or not). Our analysis highlights the rigid form of the Curriculum Reference, which has been developed from the National Common Curricular Base (BNCC), a document that has been plagued with problems. A decline in the participation of the academy to merely technical issues while disregarding the knowledge produced in the area for decades has resulted in a superficial treatment of the knowledge worked in the area of Natural Sciences,with a drastic reduction in the workload which has been inadequately justified by an interdisciplinary approach. It also resulted in a complete departure from the educational policies until around 2015, a reduction in the education and learning right and a total lack of ethnic-racial discussions in the science area. These results highlight our enormous concerns, for not considering the complex relationships that exist between the participatory agents of the Brazilian and Rio Grande do Sul educational system, as well as the imminent withdrawal of students from the Natural Sciences field.en
dc.description.abstractEl rápido desarrollo de un Referente Curricular “Gaúcho” para la enseñanza secundaria, resalta muchas de las contradicciones existentes en las políticas educativas en Brasil. En este trabajo discutimos algunas de estas contradicciones concentrándonos en: el contexto de producción y la participación de la academia; las Ciencias de la Naturaleza en la enseñanza secundaria; y las cuestiones étnico-raciales presentes (o no). Nuestro análisis destaca la forma rígida del Referente Curricular, que ha sido desarrollado a partir de la Base Curricular Común Nacional (BNCC), un documento que ha estado plagado de problemas. El declive de la participación de la academia a cuestiones meramente técnicas, sin tener en cuenta los conocimientos producidos en el área durante décadas, se ha traducido en un tratamiento superficial del conocimiento trabajado en el área de las Ciencias de la Naturaleza, con una drástica reducción de la carga de trabajo que ha sido inadecuadamente justificado por un enfoque interdisciplinario. También resultó en una desviación total de las políticas educativas hasta alrededor de 2015, una reducción en el derecho a la educación y el aprendizaje y una falta total de discusiones étnico-raciales en el área de las ciencias. Estos resultados resaltan nuestra enorme preocupación, por no considerar las complejasrelaciones que existen entre los agentes participativos del sistema educativo brasileño y de Rio Grande do Sul, así como el inminente retiro de estudiantes del campo de las Ciencias de la Naturaleza.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Educar Mais. Pelotas, RS. Vol. 5, n. 3 (2021), p. 583-605pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subject“Gaúcho” curriculum referenceen
dc.subjectArea of natural sciencesen
dc.subjectCiências da naturezapt_BR
dc.subjectPublic policiesen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectRelações étnicas e raciaispt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationses
dc.subjectReferente curricular Gaúchoes
dc.subjectÁrea de ciencias naturaleses
dc.subjectPolíticas públicases
dc.subjectRelaciones étnico-racialeses
dc.titleReferencial curricular gaúcho para o ensino médio de 2021 : contexto de produção, ciências da natureza e questões étnico-raciaispt_BR
dc.title.alternativeGaúcho curricular reference for high school 2021 : context of production, natural sciences and ethnic-racial issuesen
dc.title.alternativeReferente curricular gaúcho para la ensenanza secundaria 2021 : contexto de producción, ciencias de la naturaleza y cuestiones étnico-racialeses
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001125597pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples