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dc.contributor.advisorCuervo, Luciane da Costapt_BR
dc.contributor.authorSantiago, Pedro Ricardo Bückerpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-30T04:23:11Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223012pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho decorre do estudo de novos modos virtuais de interação surgidos após o distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19, somados a comportamentos artísticos consolidados previamente no campo da Cultura Digital. As Redes Sociais ganharam mais importância com as medidas de isolamento, visto que possibilitam a comunicação remota entre indivíduos e permitem a ampliação de espaços para formação e atuação no campo artístico. Nesse sentido, o presente estudo promoveu a elaboração e a aplicação de um survey no formato de questionário online, constituindo-se enquanto investigação qualitativa, por meio de um levantamento e análise dos dados coletados. O trabalho teve como principal objetivo compreender como se realiza o uso das Redes Sociais entre os estudantes de graduação em Música da Universidade Federal Rio Grande do Sul durante a atual crise sanitária e social causada pela pandemia da Covid-19. Para isso, buscamos tanto identificar que Redes Sociais e quais recursos delas são empregados pelos alunos na prática enquanto musicistas, quanto conhecer que fatores motivam seu uso, bem como a importância deles. Além disso, procuramos observar como a pandemia da Covid-19 afetou a comunidade acadêmica e o uso das redes feito por ela, e identificar a presença de Tecnofobia entre os alunos. Constatamos que as Redes Sociais, os Aplicativos de Mensagem e os Aplicativos de Webconferência mostram se bastante populares entre o público investigado, que os utiliza com ainda mais frequência desde a chegada da pandemia para a realização de diversas atividades relacionadas ao fazer musical, ao buscar principalmente divulgar seu trabalho, se comunicar com seu público e trabalhar de forma remota. Na população estudada, não foram identificadas barreiras de acesso à internet ou a dispositivos eletrônicos pelos alunos de Música. Adicionalmente, não foram observados indícios de Tecnofobia, mesmo com os dados da pesquisa indicando preparo insuficiente para o uso das redes fornecido pelo curso de graduação em Música. Contudo, como a participação do estudo exigia o uso de tecnologias digitais, não se pode excluir a presença de Tecnofobia ou de exclusão à Cultura Digital na comunidade acadêmica da Música, sendo necessários mais estudos e reflexões sobre esses temas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDigital cultureen
dc.subjectCultura digitalpt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectSocial mediaen
dc.subjectMusicalityen
dc.subjectMusicalidadept_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectPandemicen
dc.titleO uso das redes sociais por estudantes de graduação em música : um estudo sobre as práticas musicais nos tempos de quarentenapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001127641pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationMúsica: Habilitação em Música Popular: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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