Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPrass, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorPianta, Julia Meirapt_BR
dc.date.accessioned2021-06-29T04:20:56Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222979pt_BR
dc.description.abstractEste projeto de pesquisa tem como foco o estudo da prática musical de três regentes mulheres, de grupos percussivos, em Porto Alegre, RS. A partir de experiências como baterista, percussionista e regente, trago o questionamento diário – não só na profissão, mas também nas disciplinas dentro do curso de Bacharelado em Música - dos desafios enfrentados pelas mulheres quanto aos lugares, comportamentos e papeis esperados, negociados e (in)visibilizados: seja dentro dos livros didáticos, em cima dos palcos ou nas pesquisas acadêmicas. A partir dessas experiências e desafios, surgiu este projeto de pesquisa, que teve como objetivo geral analisar a prática de regência de três mulheres que estão à frente de grupos de percussão de Porto Alegre, suas próprias percepções sobre suas atuações profissionais enquanto mulheres musicistas e a relevância do trabalho que realizam. A investigação foi realizada a partir de um estudo de caso de inspiração etnográfica, através de entrevistas com as mulheres pesquisadas. Além da pesquisa de campo, foi feita, também, uma breve revisão de literatura sobre mulheres regentes e música percussiva, estudos feministas e decoloniais, em busca de compreender o estado da arte quanto a pesquisas no campo de música e gênero e sobre as mulheres no âmbito da regência.pt_BR
dc.description.abstractThis research project focuses on the study of the musical practice of three female conductors, from percussive groups, in Porto Alegre, RS. From experiences as a drummer, percussionist and conductor, I bring the daily questioning - not only in the profession, but also in the disciplines within the Bachelor of Music course - of the challenges faced by women as to the places, behaviors and roles expected, negotiated and (in)visible: either in textbooks, on stage or in academic research. From these experiences and challenges, this research project emerged, which aimed to analyze the conducting practice of three women who are in charge of percussion groups in Porto Alegre, their own perceptions about their professional performance as women musicians and the relevance of their work. The investigation was carried out based on a case study of ethnographic inspiration, through interviews with the women surveyed. In addition to the field research, there was also a brief review of the literature on conducting women and percussive music, feminist and decolonial studies, to understand the state of the art regarding research in the field of music and gender and female conductors.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRegênciapt_BR
dc.subjectConductingen
dc.subjectPercussão (Música)pt_BR
dc.subjectPercussionen
dc.subjectMulheres na músicapt_BR
dc.subjectWomen in musicen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectMúsica popularpt_BR
dc.subjectPopular musicen
dc.titleSer mulher regente em Porto Alegre : decolonialidade e transgressão em práticas percussivaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001127389pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationMúsica: Habilitação em Música Popular: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples