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dc.contributor.advisorVeras, Eduardo Ferreirapt_BR
dc.contributor.authorLeal, Gilberto Alves Juniorpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-29T04:20:28Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222955pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso analisa a obra de Ventura Profana para de bater nela uma tensão entre cristianismo e arte. A bricolagem foi utilizada como mé todo de pesquisa, com inspiração na noção de gambiarra. Também foi realizada uma análise crítica de entrevistas, que de certa forma correspondem à própria obra perfor mática da artista. Tendo como ponto de partida e prioridade o olhar/escuta da obra, optei por elaborar uma abordagem interdisciplinar articulando referenciais teórico-me todológicos da História e Crítica de Arte, Psicanálise, Antropologia e Teologia – com ênfase para a Teologia da Libertação, a Teologia Negra de James H. Cone e a Teo logia Indecente de Marcella Althaus-Reid, além do perspectivismo ameríndio de Vivei ros de Castro e a noção de Levantes de Georges Didi-Huberman e Judith Butler. Esta abordagem foi aplicada na análise do videoclipe da música Eu não vou morrer, em diálogo com outras obras da artista, em particular a série de colagens Sonda. Sem pretensão de univocidade, foi possível concluir que no trabalho da artista a aparente tensão entre cristianismo e arte, na realidade, trata de tensões entre formas diferentes de cristianismo que fazem uso da arte para apresentar suas posições divergentes. Assim, busco trazer uma contribuição para a fortuna crítica de Ventura Profana, apro ximando a partir de seu trabalho referenciais teórico-metodológicos incomuns à His tória da Arte em uma abordagem teológica indecente.pt_BR
dc.description.abstractThis final term paper analyzes the work of Ventura Profana to debate in it a tension between Christianity and Art. Bricolage was used as a research method, with inspira tion on the notion of gambiarra. It was also employed critical analysis of interviews, which correspond to the artist's performances. With the sight/listening of the artwork as a starting point, I opted to elaborate an interdisciplinary approach articulating refer ences from Art History, Psychoanalysis, Anthropology, and Theology - with emphasis on the Latin American Theology of Liberation, James H. Cone's Black Theology of Liberation, and Marcella Althaus-Reid's Indecent Theology, in addition to Viveiros de Castro's Amerindian Perspectivism, and Didi-Huberman's and Judith Butler's notion of Uprisings. This approach was applied in the analysis of the video clip of the song Eu não vou morrer, in dialog with other artworks of the artist, in particular the Sonda col lage series. Without the pretension of univocity, it was concluded that in the work of the artist the apparent tension between Christianity and Art actually seems to be a tension between different forms of Christianity which make use of art to present its divergent positions. Hence, I seek to contribute to the critical fortune of Ventura Profana, bringing uncommon theoretical and methodological references together in a theological indecent approach to Art History.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeoria queerpt_BR
dc.subjectVentura Profanaen
dc.subjectQueer theoryen
dc.subjectTeologia da libertaçãopt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectTheology of liberationen
dc.subjectHistória da artept_BR
dc.subjectContemporary arten
dc.subjectArt historyen
dc.titleTensão entre cristianismo e arte em Ventura Profana : uma abordagem teológica indecentept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001127397pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationHistória da Arte: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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