Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosa, Aline Nunes dapt_BR
dc.contributor.authorFiorentini, Giovanna Scholz Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2021-06-29T04:19:13Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222914pt_BR
dc.description.abstractO trabalho a seguir apresenta a trajetória de uma pesquisa para a conclusão do curso de Licenciatura em Artes Visuais. Tem como tema as potências da relação arte contemporânea e educação inclusiva para a escola contemporânea. O enfoque está na educação pública após o Plano Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, com o objeto de estudo voltado para experiências e conhecimentos que uniram arte e inclusão de algum modo. O objetivo deste trabalho é provocar a reflexão sobre a potência dessa relação e buscar quais contribuições cada área pode trazer. Analisando as práticas com a teoria pesquisada, baseada nas pesquisadoras Mara Sartoretto (2011), Débora Diniz (2007), Maria Teresa Mantoan (2002, 2011), Virgínia Kastrup (2001), Luciana Loponte (2011) e Daniele Noal (2016) e no pesquisador Fernando Cocchiarale (2006). Na conexão das vivências, aproximadas através das entrevistas com docentes, ao conteúdo percebemos o diálogo criado para a reflexão sobre desafios e possibilidades da escola no processo de se tornar inclusiva. As professoras mostram o viver na escola contemporânea, o estar inventando a suspensão do espaço e tempo. Trabalho encaminha-se no sentido de questionar: o mapa antiquado da educação está sendo seguido e imposto por quem? Deixando em aberto os possíveis caminhos a seguir. Outro aspecto relevante a ser considerado foi a escolha pela fonte Verdana, no tamanho 14, baseada no estudo de Fernanda Machado: Como diagramar um Livro Acessível. Sugere essa diagramação para melhorar a acessibilidade visual, além de outros critérios estudados para a encadernação do texto posteriormente. Pelo mesmo motivo, faço a descrição das imagens trazidas no texto.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDiferençapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectArtes visuais : Ensinopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleArte contemporânea e educação inclusiva : potências para construir vivermos uma escola contemporânea inventivapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001127457pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples