Arte contemporânea e educação inclusiva : potências para construir vivermos uma escola contemporânea inventiva
dc.contributor.advisor | Rosa, Aline Nunes da | pt_BR |
dc.contributor.author | Fiorentini, Giovanna Scholz Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-29T04:19:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/222914 | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho a seguir apresenta a trajetória de uma pesquisa para a conclusão do curso de Licenciatura em Artes Visuais. Tem como tema as potências da relação arte contemporânea e educação inclusiva para a escola contemporânea. O enfoque está na educação pública após o Plano Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, com o objeto de estudo voltado para experiências e conhecimentos que uniram arte e inclusão de algum modo. O objetivo deste trabalho é provocar a reflexão sobre a potência dessa relação e buscar quais contribuições cada área pode trazer. Analisando as práticas com a teoria pesquisada, baseada nas pesquisadoras Mara Sartoretto (2011), Débora Diniz (2007), Maria Teresa Mantoan (2002, 2011), Virgínia Kastrup (2001), Luciana Loponte (2011) e Daniele Noal (2016) e no pesquisador Fernando Cocchiarale (2006). Na conexão das vivências, aproximadas através das entrevistas com docentes, ao conteúdo percebemos o diálogo criado para a reflexão sobre desafios e possibilidades da escola no processo de se tornar inclusiva. As professoras mostram o viver na escola contemporânea, o estar inventando a suspensão do espaço e tempo. Trabalho encaminha-se no sentido de questionar: o mapa antiquado da educação está sendo seguido e imposto por quem? Deixando em aberto os possíveis caminhos a seguir. Outro aspecto relevante a ser considerado foi a escolha pela fonte Verdana, no tamanho 14, baseada no estudo de Fernanda Machado: Como diagramar um Livro Acessível. Sugere essa diagramação para melhorar a acessibilidade visual, além de outros critérios estudados para a encadernação do texto posteriormente. Pelo mesmo motivo, faço a descrição das imagens trazidas no texto. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Diferença | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Artes visuais : Ensino | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | Arte contemporânea e educação inclusiva : potências para construir vivermos uma escola contemporânea inventiva | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001127457 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Artes Visuais: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Artes Visuais (660)