Conhecimento indígena - presente! : Os saberes e fazeres dos povos originários nas práticas pedagógicas de Geografia
dc.contributor.advisor | Câmara, Marcelo Argenta | pt_BR |
dc.contributor.author | Gastal, Lúcio de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-24T04:27:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/222787 | pt_BR |
dc.description.abstract | Apresenta-se, neste trabalho, uma análise da presença indígena no currículo de Geografia na Educação Básica. T anto daquilo que é hoje praticado com o advento da Lei 1 1.645/2008, quanto de algumas possibilidades de o que pode ser feito para ir além da mera inclusão da temática indígena nos conteúdos a serem trabalhados nas aulas de geografia por uma obrigação legal. Caminhando, assim, para uma educação intercultural construída com os saberes dos povos originários e não apenas sobre eles. Para isso foi feita uma revisão bibliográfica sobre a realidade e a cultura dos Povos Indígenas do Brasil de forma geral, com ênfase na percepção do espaço geográfico e diversidades epistêmicas que são renegadas do embasamento teórico das aulas de Geografia. Também foi investigado como o tema é de fato abordado com amparo de pesquisas anteriores e da escuta de alguns professores de Geografia da educação básica. Foi trazido pensamentos e experiências de autores, professores e pesquisadores indígenas e não-indígenas sobre a necessidade da interculturalidade e dos saberes originários para a descolonização do ensino. Por fim exemplos de materiais e práticas pedagógicas que podem ser utilizadas por professores e educadores que pretendem preparar suas aulas sob a perspectiva aqui apresentada. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Geografia escolar | pt_BR |
dc.subject | Cultura indígena | pt_BR |
dc.title | Conhecimento indígena - presente! : Os saberes e fazeres dos povos originários nas práticas pedagógicas de Geografia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001127283 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Geociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Geografia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
TCC Geografia (483)