Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Flávia Maria Teixeira dospt_BR
dc.contributor.authorRicardi, Natália Carminattipt_BR
dc.date.accessioned2021-06-24T04:26:32Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222727pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho relata a realização de uma pesquisa de caráter bibliográfico a respeito de propostas sobre a utilização de abordagens da história e filosofia da ciência no ensino de ciências. A partir do emprego da metodologia de revisão sistemática da literatura, foram selecionados artigos do extrato A1 e A2 do Qualis da Capes na área do Ensino, em português e espanhol, como fontes de pesquisa, os quais foram analisados de acordo com suas propostas e assuntos abordados e classificados em diferentes focos temáticos. Dentre esses focos, as “propostas didáticas para utilização da história e filosofia da ciência em sala de aula” foi o foco escolhido para o tratamento de dados mais detalhado, utilizando a técnica de análise de conteúdo. Nesse sentido, foram propostas categorias com a finalidade de traçar um panorama a respeito das abordagens que cada trabalho apresenta sobre a utilização da história e filosofia da ciência em sala de aula. Os resultados encontrados mostraram que as abordagens históricas e filosóficas têm favorecido e orientado o ensino de conceitos científicos na educação básica, apresentando propostas didáticas que incluíam a criação de material didático, utilização de textos históricos originais e realização de experimentos históricos. Foi observada uma carência de trabalhos que discutam o aprendizado dos alunos frente às propostas didáticas contextualizadas histórica e filosoficamente. Visto isso, este trabalho foi importante para melhor compreender a utilização das abordagens de história e filosofia da ciência no ensino de ciências, estabelecendo perspectivas de propostas didáticas orientadas pela contextualização histórica.pt_BR
dc.description.abstractThis work reports a literature research on proposals regarding the use of history and philosophy of science approaches in science education. By using a systematic literature review methodology, articles in the field of science education, from journals with A1 and A2 classification in the Qualis system of CAPES, were selected as research sources and they were further analyzed according to their proposals and covered subjects, then classified in different thematic focuses. Among these focuses, the “didactic proposals for the use of history and philosophy of science in the classroom” was chosen for the treatment of more detailed data, using the content analysis technique. In this way, categories have been proposed in order to provide an overview of approaches presented by each work on the use of the history and philosophy of science in the classroom. The results showed the historical and philosophical approaches have favored-oriented teaching of scientific concepts in basic education, with educational proposals that included the creation of teaching materials, use of original historical texts and the execution of historical experiments. It was observed a shortage of works that discusses students' learning in the face of the didactic proposals that are historically and philosophically contextualized. Therefore, this work was important to better understand the use of history and philosophy of science approaches in science education, establishing perspectives for didactic proposals guided by historical contextualization.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistória da ciênciapt_BR
dc.subjectHistory and philosophy of scienceen
dc.subjectScience educationen
dc.subjectFilosofia da ciênciapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectSystematic literature reviewen
dc.subjectContent analysisen
dc.subjectRevisão sistemáticapt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.titleHistória e filosofia da ciência: possibilidades pedagógicas para o ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001126454pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples