Qual o sabor do açúcar ? ações para descolonizar o paladar e o pensamento
Fecha
2021Autor
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Nivel académico
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Tipo
Materia
Resumo
Neste trabalho de conclusão de curso, desenvolvo uma pesquisa prático-teórica que, através de ações participativas e do conceito de descolonização do paladar e do pensamento, tem como objetivo problematizar a conotação positiva de doce, tanto o sabor quanto a palavra, apesar de todos os poréns históricos que a produção colonial e o consumo secular de açúcar suscitam. A metodologia prática se baseia em estratégias da arte de ação participativa, tomando como exemplo as Activities de Allan Kaprow, ...
Neste trabalho de conclusão de curso, desenvolvo uma pesquisa prático-teórica que, através de ações participativas e do conceito de descolonização do paladar e do pensamento, tem como objetivo problematizar a conotação positiva de doce, tanto o sabor quanto a palavra, apesar de todos os poréns históricos que a produção colonial e o consumo secular de açúcar suscitam. A metodologia prática se baseia em estratégias da arte de ação participativa, tomando como exemplo as Activities de Allan Kaprow, e em conhecimentos do campo da gastronomia. Os principais referenciais teóricos utilizados são Djamila Ribeiro (2019) e Grada Kilomba (2019). A partir das minhas proposições artísticas, desejo tornar o significante doce mais polissêmico, relacionando o sabor do açúcar à história do nosso passado colonial escravocrata. ...
Abstract
In this work, I develop a practical-theoretical research that, through participatory actions and the discussion of the concept of decolonization of taste and thought, aims to problematize the positive connotations of sweetness, both the taste and the common word, despite all the historical vicissitudes that the colonial production and, as a consequence, the secular consumption of sugar evoke. The practical methodology is based on strategies of the art of participatory action, inspired by the ar ...
In this work, I develop a practical-theoretical research that, through participatory actions and the discussion of the concept of decolonization of taste and thought, aims to problematize the positive connotations of sweetness, both the taste and the common word, despite all the historical vicissitudes that the colonial production and, as a consequence, the secular consumption of sugar evoke. The practical methodology is based on strategies of the art of participatory action, inspired by the artistic strategies of Allan Kaprow famous Activities and on my gastronomical knowledges. The main theoretical references are Djamila Ribeiro (2019) and Grada Kilomba (2019). Based on my artistic propositions, I want to make the meaning of sweetness more polysemic, matching the natural taste of sugar with its intrinsecal history of our colonial slavery past. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Bacharelado.
Colecciones
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