Feeling cute, might delete it later : newmemeseum e o uso de memes na crítica institucional
dc.contributor.advisor | Fetter, Bruna Wulff | pt_BR |
dc.contributor.author | Mendes, Malena Pires | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-22T04:25:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/222550 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho buscou analisar a utilização dos memes na arte contemporânea como uma ferramenta estratégica de crítica institucional. Inicialmente, apresenta-se um breve histórico do percurso dos memes, desde sua primeira menção advinda do campo da biologia, até sua chegada ao mundo da arte. A partir de então, foram observados dois perfis – de origem e abrangência internacionais – que atuam a partir do Instagram e que utilizam os memes de forma crítica, o The White Pube e a Freeze_Magazine, destacando suas particularidades e formas de atuação no campo. Em seguida, a pesquisa chega em seu objetivo principal, e observa as movimentações geradas no sistema de arte brasileiro a partir dos memes produzidos pelo perfil Newmemeseum no Instagram. Para tanto, publicações do perfil e comentários realizados pelos públicos nas postagens da conta foram analisadas. Por meio de uma reflexão sobre crítica institucional, busca-se contribuir para o debate de como a história da arte assimila produções emergentes na arte contemporânea e reconhecer a linguagem dos memes como método de crítica institucional na arte contemporânea. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work sought to analyze the use of memes in contemporary art as a strategic tool for institutional criticism. Initially, a brief history of the path of memes is presented, from its first mention coming from the field of biology, until its arrival in the world of art. Since then, two profiles have been observed - of international origin and scope - that operate from Instagram and that use memes critically, The White Pube and Freeze_Magazine, highlighting their particularities and ways of acting in the field. Then, the research reaches its main objective, and observes the movements generated in the Brazilian art system from the memes obtained by the Newmemeseum profile on Instagram. To this end, profile posts and comments made by audiences on account postings were analyzed. Through a reflection on institutional criticism, we seek to contribute to the debate on how art history assimilates emerging productions in contemporary art and to recognize the language of memes as a method of institutional criticism in contemporary art. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Contemporary art | en |
dc.subject | Crítica institucional | pt_BR |
dc.subject | Institutional criticism | en |
dc.subject | Memes | pt_BR |
dc.subject | Newmemeseum | en |
dc.subject | Sistema da arte | pt_BR |
dc.subject | Art system | en |
dc.title | Feeling cute, might delete it later : newmemeseum e o uso de memes na crítica institucional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001127184 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | História da Arte: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Artes Visuais (660)