Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCostella, Roselane Zordanpt_BR
dc.contributor.authorAlves, Ana Luiza Pintopt_BR
dc.date.accessioned2021-06-22T04:25:33Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222540pt_BR
dc.description.abstractDurante o planejamento das aulas no estágio obrigatório que ocorreu por meio do Ensino Remoto Emergencial, tornou - se uma preocupação constante “pensar” como determinado s objetos do conhecimento seria m construído s junto aos alunos por meio de aulas assíncronas . Para isso, tem - se buscado formas mais práticas e dinâmicas, na tentativa de alcançar a turma como um todo. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o impacto do uso das geotecnologias no Ensino Remoto Emergencial (ERE) , para refletir esta prática na construção do conhecimento geográfico. Especificamente, busca - se: (a) verificar como o Ensino Remoto Emergencial está inserido nas escolas públicas e privadas, para compreender o distanciamento existente entre alunos e aprendizagem; (b) analisar a importância das geotecnologias no ensino de Geografia, para qualificar metodologias pedagógicas, através da elaboração de uma proposta; e (c) compreender os desafios e as perspectivas do uso das geotecnologias no ensino da Geo grafia a partir do ERE. Esta pesquisa pauta - se na metodologia qualitativa , a qual foi estruturada em 3 etapas , inicialmente pela revisão teórica, por conseguinte, con sistiu na aplicação de um formulário destinado aos professores da educação básica e, por fim, a elaboração de uma proposta metodológica para o ensino da Geografia, utilizando as geotecnologias por meio do Google Maps , ensinando orientação e localização no espaço geográfico . Neste sentido, enfatiza - se a necessidade de elaborar práticas pedagógic as capazes de serem utilizadas neste período de Ensino Remoto Emergencial, que servirão em outros contextos, para que possamos continuar estimulando o ensino da Geografia.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectGeotecnologiapt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.titleO Ensino remoto emergencial (ERE) e o uso das geotecnologias no ensino da Geografia : desafios e perspectivaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001127222pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples