Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGrijó, Luiz Albertopt_BR
dc.contributor.authorSilva, César Marcelo Caramês dapt_BR
dc.date.accessioned2021-06-05T04:48:15Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/221886pt_BR
dc.description.abstractO período de vigência do Estado Novo foi marcado pela centralização do poder e intervenção do estado em diversas esferas, dentre elas o futebol. Essa intervenção se deu de forma indireta, como no processo que levou à profissionalização do esporte, simbólica, através da atuação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), e, sobretudo institucional, através da criação do Conselho Nacional de Desportos e da burocratização a cargo do DIP. É também neste período que se aprofunda o processo de popularização do futebol através das grandes festividades e da construção de grandes praças esportivas, como o Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, e o Estádio do Pacaembú, em São Paulo. Este processo de popularização contou com o auxílio de órgãos de imprensa e novas organizações torcedoras que visavam não só ampliar o público do futebol, como normatizar suas ações. Dentro deste contexto, o Sport Club Internacional criava o seu Departamento de Cooperação e Propaganda (DCP), apenas pouco mais de cinco meses após o Decreto-Lei 1.915, de 27 de dezembro de 1939, que criava o Departamento de Imprensa e Propaganda, principal órgão de difusão ideológica estado-novista. Para além da semelhança nos nomes, veremos as aproximações e distanciamentos na atuação do DCP com relação ao DIP, além, é claro, com relação às demais organizações torcedoras do período.pt_BR
dc.description.abstractVargas‘ Estado Novo is well known for its policies of centralization of power and State intervention in several spheres, between them the sports regulation, including football. In sports, this intervention took place by indirect ways, like through a process of professionalization, with the aid of the Department of Press and Propaganda (DIP) and mainly through the creation of the National Sports Council and the rational bureaucratization of the State apparatus. It is during this period that the process of popularization of football occurs, with the government sponsorship of major festivities and the construction of large sports practicing areas, such as the São Januário Stadium, in Rio de Janeiro, and the Pacaembu Stadium, in São Paulo. This popularization process counted on the help of press agencies and new fan organizations that aimed not only to broaden the football public, but also to standardize their actions. Within this context, Sport Club Internacional created its Department of Cooperation and Propaganda (DCP), just a little more than five months after the Decree-Law 1.915, of December 27, 1939, which created the Department of Press and Propaganda, the main organ of Vargas‘ ideological diffusion. In addition to the similarity in the names, we are going to explore the similarities and differences in the acting of the DCP in comparison with the DIP in relation to the other organized Supporters and fans organizations of that period.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSport Club Internacionalpt_BR
dc.subjectOrganized Supporter clubsen
dc.subjectFootball/Socceren
dc.subjectEstado novopt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectTorcida organizadapt_BR
dc.subjectProfissionalizaçãopt_BR
dc.subjectEsportept_BR
dc.title"Imitando os negrinhos, hein?" : o Departamento de Cooperação e Propaganda do Sport Club Internacional no contexto do Estado Novo (1940-1942)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001126303pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples