Tecnologias digitais para a integração das feiras de alimentos com o ensino de ciências da natureza na educação do campo
Fecha
2020Autor
Tutor
Co-director
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O presente artigo é resultado de um trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), campus Porto Alegre. Esse trabalho se propõe a conectar o ensino de Ciências da Natureza, as feiras orgânicas e de abastecimento do município de Canoas no Rio Grande do Sul e os saberes dos povos do campo mediante ferramentas digitais. O estudo foi organizado em três etapas: Revisões em periódicos que propõem trabalh ...
O presente artigo é resultado de um trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), campus Porto Alegre. Esse trabalho se propõe a conectar o ensino de Ciências da Natureza, as feiras orgânicas e de abastecimento do município de Canoas no Rio Grande do Sul e os saberes dos povos do campo mediante ferramentas digitais. O estudo foi organizado em três etapas: Revisões em periódicos que propõem trabalhar a Educação do Campo e as feiras no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e no Google acadêmico; Pesquisa e mapeamento das feiras na cidade de Canoas no município de Canoas no Rio Grande do Sul, através da ferramenta do Google My Maps; Construção de um Ebook articulando a Educação do Campo ao ensino de Ciências da Natureza e as feiras orgânicas/abastecimento, para ser utilizado em salas de aula. As ferramentas digitais escolhidas para compor esse trabalho foram o Google My Maps e o Canva, foram selecionadas por ambas serem ferramentas fáceis de manipular e construir materiais. No total foram mapeadas 24 feiras do município, sendo três feiras orgânicas, com produtos oriundos prioritariamente de Nova Santa Rita e vinte e uma de abastecimento, com produtos oriundos do interior do estado de produção convencional. Os resultados evidenciaram a falta de trabalhos envolvendo feiras e ensino de ciências. Também apontaram o mapeamento como uma construção versátil para apresentação e divulgação das feiras. Por fim, as propostas didáticas pedagógicas para o trabalho com as feiras apresentadas no E-book construído apresentam as feiras como um espaço educativo formativo não formal com muita potencialidade para o ensino de ciências da natureza na educação do campo e urbana e as tecnologias digitais um importante aliado nesse processo. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Educação do Campo - Porto Alegre: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License