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dc.contributor.advisorSilva, Magnolia Aparecida Silva dapt_BR
dc.contributor.authorAntunes, Paola Bassanipt_BR
dc.date.accessioned2021-05-28T04:25:43Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/221636pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso tem como finalidade apresentar os resultados obtidos através da pesquisa, realizada com professores formados em licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza e professores formados em licenciatura em Biologia. O principal objetivo do trabalho é investigar como estes professores, que trabalham em escolas do meio rural e que são formados em Educação do Campo e formados em Biologia, entendem e percebem as questões teóricas e práticas dos conceitos de agroecossistemas. Esse trabalho aborda o conceito de agroecossistemas, sendo eles conhecidos por serem ecossistemas sustentáveis ou não-sustentáveis, transformados pela ação humana em sistemas agrícolas. Esta temática é presente no projeto político pedagógico do curso. Dentro do curso de Educação do Campo é proporcionado um método de se fazer a formação diferenciada e de maneira interdisciplinar. Por essa razão, que o curso promove desenvolvimento crítico do educador, pois procura sempre contextualizar com o mundo e a vida rural e também o curso sempre busca valorizar os saberes dos povos do campo. . A metodologia utilizada para a realização da pesquisa foi um questionário online, com perguntas fechadas, evidenciando os tópicos relacionados sobre os conceitos de agroecossistemas e se cada professor (a) sabe o que são os conceitos, como que foi abordado na formação de cada um deles (as), e qual importância que cada professor (a) observa que tem este conceito para a formação dos alunos do campo. O trabalho está dividido entre a descrição do tema a Educação do Campo, os conceitos de agroecossistemas segundo os autores que embasam o trabalho, e a análise dos resultados obtidos com a aplicação do questionário. As repercussões do questionário e as reflexões construídas a partir das análises, nos permitiram apresentar os dados de que os professores formados em Educação do Campo - Ciências da Natureza têm um vínculo mais próximo aos conceitos de agroecossistemas, pois, segundo eles(as), foram conceitos abordados durante as suas formações no ensino superior.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectCiências da naturezapt_BR
dc.subjectAgroecossistemapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleA importância da abordagem teórica de agroecossistemas para formação de professores na área de ciências da Naturezapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001126011pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationEducação do Campo - Porto Alegre: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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