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dc.contributor.advisorCamargo, Tatiana Souza dept_BR
dc.contributor.authorBorgatti Sobrinho, Sergio Vinicios Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-28T04:25:41Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/221634pt_BR
dc.description.abstractO Brasil é marcado pela historicidade da luta dos sujeitos com deficiências, que por sua vez possuiu uma caminhada árdua. Esta história é marcada por exclusão, segregação, integração e inclusão. Para conduzir esta jornada o objetivo é pesquisar, analisar e compreender como ocorrem as adequações pedagógicas nas aulas de Ciências da Natureza, de modo a colaborar com os percursos singulares de aprendizagem dos estudantes com deficiência e observar o diálogo entre professora de Ciências da Natureza, professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Gestora e Estudantes com Deficiência. Outro elemento que será destacado no texto é a discussão de que os sujeitos da pesquisa são moradores do campo e estão inseridos no mesmo. A metodologia utilizada foi qualitativa e descritiva, sendo realizada na escola municipal de Ensino Fundamental do Arquipélago Ilha da Pintada, Porto Alegre, RS. Os procedimentos foram o estudo de caso e para coleta de dados questionário com perguntas abertas. Como referenciais teóricos, serão citados autores da área que discutam, em suas obras, essas temáticas. A pesquisa apresentou como resultados discussões da realização de planejamento concomitante com a gestão, professora(o) de ciências e atendimento educacional especializado e mostrou que ocorre de certa forma, porém ainda esses mecanismos estão alicerçados no paradigma do laudo médico. Os resultados evidenciaram as contradições do estado em dar suporte apenas para crianças laudadas, não investir na contratação de mais profissionais à disposição, e a precarização da interdisciplinaridade na execução do planejamento.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectComunidade ribeirinhapt_BR
dc.subjectAtendimento especializadopt_BR
dc.titleTecendo as redes do processo de inclusão/exclusão dos Ribeirinhos na Ilha da Pintada - RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001126111pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationEducação do Campo - Porto Alegre: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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