A Educação de Jovens e Adultos – EJA em diálogo com o ensino de Ciências da Natureza do Ensino Médio
View/ Open
Date
2020Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este texto registrou a pesquisa realizada para o Trabalho de Conclusão de Curso de Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Campus Tramandaí – RS. O tema da pesquisa tratou do ensino de Ciências da Natureza na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada na dimensão qualitativa e buscou compreender como os professores da EJA, do ensino médio, que atuam com os componentes de Ciências da Natureza (Físi ...
Este texto registrou a pesquisa realizada para o Trabalho de Conclusão de Curso de Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Campus Tramandaí – RS. O tema da pesquisa tratou do ensino de Ciências da Natureza na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada na dimensão qualitativa e buscou compreender como os professores da EJA, do ensino médio, que atuam com os componentes de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) consideram importante ensinar e as metodologias escolhidas por eles. O lócus da pesquisa foi uma escola pública do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, sendo os interlocutores empíricos os professores que trabalhavam com os componentes curriculares na modalidade da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio dessa escola. A produção dos dados deu-se a partir de um questionário estruturado direcionado aos professores. Como recurso utilizado para coleta de dados, optou-se pelo uso de um questionário, a partir da plataforma googleform. Foram convidados três professores para participarem da pesquisa: um da área de Física, outro de Química e outro de Biologia. A pesquisa foi realizada no período de distanciamento social, provocado pela doença (COVID-19) causada pelo vírus “coronavírus SARS-CoV-2” , portanto, grande parte das conclusões da pesquisa estão imbricadas pelo contexto vivido pela pandemia. A educação de Jovens e adultos está alicerçada pela presencialidade das aulas, de modo que, o ensino remoto afastou muitos estudantes da escola pelas diferentes circunstâncias vividas por cada um deles(alunos). ...
Abstract
This work registered the research made to the Final Paper of the Education Course in the Field – Natural Sciences of the Federal University of Rio Grande do Sul – UFRGS – Tramandaí Campus -RS. The subject of the research was the teaching of Natural Sciences in the Youth and Adults Education modality. The research was in a qualitative dimension and sought to understand how EYA (EJA) teachers from high school, who work with the components of Natural Sciences (Physics, Chemistry and Biology), cons ...
This work registered the research made to the Final Paper of the Education Course in the Field – Natural Sciences of the Federal University of Rio Grande do Sul – UFRGS – Tramandaí Campus -RS. The subject of the research was the teaching of Natural Sciences in the Youth and Adults Education modality. The research was in a qualitative dimension and sought to understand how EYA (EJA) teachers from high school, who work with the components of Natural Sciences (Physics, Chemistry and Biology), consider it import to teach and the methodologies chosen by them. The research locus was in a north coast public school of Rio Grande do Sul and been empirical interlocutors the teachers who worked with the curricular components in the Education of Youth and Adults modality of the high school. As a resource used for data collection, it was opted for the use of a questionnaire, from the googleform platform. Three teachers were invited to participate of the research: one from the physics area, one from chemistry and one from biology. The research was conducted in the period of social distance provoked by the disease (COVID 19) caused by the virus coronavirus SARS-CoV-2”, therefore, much of the research conclusions are intertwined with the context experienced by the pandemic. The Education of Youth and Adults is based on the presence of classes, so remote education has removed many students from school due to the different condition experienced by each one of them. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Educação do Campo - Litoral Norte: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License