O ensino de ciências como ação política no sistema prisional
dc.contributor.advisor | Fenner, Roniere dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Barreto, Tânia Conceição de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-01T05:01:33Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/220336 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca tratar, refletir questões relevantes relacionado ao ensino das ciências, no contexto de Jovens e Adultos privados de liberdade, o que está sendo oferecido? o que garante os seus direitos à educação e ao trabalho? e sobre tudo, sua ressocialização? visto que apenas uma parcela da população carcerária estuda no cumprimento da pena. Atualmente o modelo vigente de prisão no Brasil, segundo dados do Infopen (levantamento Nacional de Informações Penitenciárias), traz um cenário de superlotação, mostrando a fragilidade nas propostas e políticas públicas voltadas para uma possível ressocialização, resultando assim na falta de perspectiva e oportunidades a esses sujeitos. Na Penitenciária estadual do Jacuí (PEJ), contexto da pesquisa, localizada no município de Charqueadas, menos de 10% dos encarcerados tem acesso à sala de aula. A pesquisa, de forma qualitativa, teve início no mês de Outubro/2017, e está baseada em dados disponíveis dos questionários semiestruturados aplicados, com doze (12) perguntas para a Coordenadora Pedagógica e onze (11) perguntas para a Professora de ciências da natureza, algumas respostas foram transcritas. O trabalho reflete Também o impacto provocado pela pandemia de Covid-19, no que diz respeito ao ensino/aulas dos Alunos Privados de Liberdade (PL),para isso, contou com uma entrevista informal ,com uma professora atuante no núcleo educacional, nas totalidades 1 e totalidades 2, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Núcleo Educacional, sendo também estudo de caso. Pode-se concluir na análise preliminar das respostas, uma preocupação, por parte dos professores, com as metodologias desenvolvidas na sala/cela de aula, e que os estudantes relacionam os conceitos trabalhados em aula, com suas vivências diárias, considerando a condição na qual estão inseridos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper seeks to address, reflect relevant issues related to science education, in the context of Youth and Adults deprived of their liberty, what is being offered? what guarantees your rights to education and work? and above all, its resocialization? since only a portion of the prison population studies while serving their sentences. Currently, the current prison model in Brazil, according to data from Infopen (National Penitentiary Information Survey), brings a scenario of overcrowding, showing the weakness in the proposals and public policies aimed at a possible re-socialization, thus resulting in the lack of perspective and opportunities to these guys. At the Jacuí State Penitentiary (PEJ), the research context, located in the municipality of Charqueadas, less than 10% of prisoners have access to the classroom. The research, in a qualitative way, started in October / 2017, and is based on available data from the semi-structured questionnaires applied, with twelve (12) questions for the Pedagogical Coordinator and eleven (11) questions for the Professor of natural sciences , some answers were transcribed. The work also reflects the impact caused by the Covid-19 pandemic, with regard to the teaching / classes of Private Students of Liberty (PL), for this, it had an informal interview with an active teacher in the educational nucleus, in totalities 1 and totalities 2, of Youth and Adult Education (EJA), of the Educational Nucleus, and also a case study. It can be concluded in the preliminary analysis of the answers, a concern on the part of the teachers, with the methodologies developed in the classroom / cell, and that the students relate the concepts worked in class, with their daily experiences, considering the condition in which they are inserted. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Countryside education | en |
dc.subject | Youth and adult education | en |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Educação prisional | pt_BR |
dc.subject | Prison education | en |
dc.subject | Ciências : Ensino | pt_BR |
dc.subject | Science teaching | en |
dc.subject | Ação política | pt_BR |
dc.subject | Political action | en |
dc.subject | Sistema prisional | pt_BR |
dc.subject | Prison system | en |
dc.title | O ensino de ciências como ação política no sistema prisional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001124558 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação do Campo - Litoral Norte: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License