Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKaercher, Nestor Andrépt_BR
dc.contributor.authorBrubacher, João Paulopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-23T04:22:19Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/219177pt_BR
dc.description.abstractO futebol possui um papel de destaque na sociedade brasileira. Sendo que o Brasil já foi considerado, por diversas vezes, o país do futebol, devido a importância que esse esporte adquiriu ao longo do tempo, as conquistas da seleção brasileira e o uso midiático. Considerando essa situação e tendo em vista a abrangência e relevância desse esporte, não só no Brasil, mas no mundo, surgiu a ideia que o mesmo pudesse ser utilizado como ponto de partida para uma série de assuntos a ser tratados em uma aula de Geografia. Dessa forma, o principal objetivo desse trabalho foi analisar as relações entre futebol e Geografia, estabelecendo maneiras de abordar aspectos de economia e sociedade, comparando com a realidade do futebol em todo o país, de modo a propor uma discussão das possibilidades de tratar esses temas em sala de aula. Para isso, o referencial teórico utilizado visou estabelecer relações entre o contexto histórico desse esporte e suas relações com economia e sociedade, principalmente no que se refere aos times pertencentes as 4 divisões do Campeonato Brasileiro, de modo a verificar desigualdades econômicas e sociais entre os clubes. Desigualdades essas que podem ser observadas também na sociedade. Visando estabelecer a relação de interesse entre um grupo de alunos e o futebol e os principais meios em que esse interesse se manifesta, foi elaborado um questionário. Este foi aplicado em duas turmas: um oitavo ano (Canoas/RS), e um primeiro ano do EM (Porto Alegre/RS). Explicitado o contexto no qual o futebol pode auxiliar as aulas de Geografia, bem como a Geografia pode ajudar a compreender alguns fatos históricos. Esse trabalho traz um pouco da complexidade das relações entre futebol e sociedade e, mais do que isso, a importância de fazer com que a aula de Geografia não seja algo alheio a sociedade e a vida no aluno. Dessa forma, trazendo uma aula muito mais atrativa, tanto para professor, quanto para os alunos.pt_BR
dc.description.abstractFootball has a prominent role in brazilian society, Brazil has been considered, on several occasions, the country of football, due to the importance that this sport has acquired for society and media use. Considering this situation and considering the scope and relevance of this sport, not only in Brazil, but in the world, the idea arose that it could be used as a starting point for a series of subjects to be treated in a Geography class. Thus, the main objective of this work was to analyze the relations between soccer and geography, establishing ways to address aspects of economy and society, comparing with the reality of soccer throughout the country, in order to propose a discussion of the possibilities of addressing these issues in the classroom. To that end, the theoretical framework used aimed to establish relations between the historical context of this sport and its relations with economy and society, especially in relation to the teams belonging to the 4 divisions of the Brazilian Championship, in order to verify economic and social inequalities among the clubs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeographyen
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectFootballen
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.titleFutebol à luz da Geografia -O esporte além das 4 linhaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001123683pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples