Interação entre processamento fonológico e princípios da escrita alfabética : um caso de inadequação ortográfica em contexto universitário e formas de abordar a fonologia em sala de aula
dc.contributor.author | Oliveira, Samuel Gomes de | pt_BR |
dc.contributor.author | Gutierres, Athany | pt_BR |
dc.contributor.author | Battisti, Elisa | pt_BR |
dc.contributor.author | Perozzo, Reiner Vinicius | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-16T04:26:14Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1415-2533 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/218907 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo investiga a motivação para inadequações ortográficas no registro escrito de dados de fala no contexto universitário, a partir da análise do par “inculcar x encucar”. Trata-se de um dado singular, conforme a metodologia adotada, o Paradigma Indiciário (GINZBURG, 1989). Nossa análise mostra que o mapeamento entre produção e percepção é afetado por processos fonológicos de aplicação variável e categórica no Português Brasileiro (PB), como também pelo mapeamento grafêmico a itens lexicais familiares ao ouvinte. Sugerimos atividades aos professores de Língua Portuguesa para explorar a relação entre ortografia e fonologia e, assim, oportunizar aos estudantes uma participação efetiva em práticas sociais variadas por meio da linguagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper investigates the motivations for orthographic inadequacies in the written register of spoken data by university students, based on the pair “inculcar x encucar”. In line with the Evidential Paradigm (GINZBURG, 1989), this pair is analyzed as a “singular datum” in the adopted methodology. Our analysis demonstrates that the mapping between production and perception is affected by phonological processes that apply variably and categorically to Brazilian Portuguese data and by the mapping of phonemes to graphemes in relation to certain lexical items. We suggest activities to Portuguese teachers to explore the relation between orthography and phonology to guarantee the effective participation of students in varied social practices through language. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Veredas : revista de estudos lingüísticos. Juiz de Fora, MG. Vol. 24, n. 3 (2020), p. [58]-83 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Brazilian Portuguese orthography | en |
dc.subject | Ortografia | pt_BR |
dc.subject | Phonological processing | en |
dc.subject | Fonologia | pt_BR |
dc.subject | Texto acadêmico | pt_BR |
dc.subject | Phonology and teaching | en |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.title | Interação entre processamento fonológico e princípios da escrita alfabética : um caso de inadequação ortográfica em contexto universitário e formas de abordar a fonologia em sala de aula | pt_BR |
dc.title.alternative | The interplay between phonological processing and principles of alphabetical writing : a case of orthographic inadequacy in the university context and forms of approaching phonology in the classroom | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001123376 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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