Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças
dc.contributor.author | Nunes, Marília Forgearini | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-13T04:27:08Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2357-9234 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/218802 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este texto reflete a respeito da leitura do livro de imagem de literatura infantil como experiência de letramento sensível e visual ou educação do olhar com crianças. O objetivo é responder à questão de como propor a leitura do livro de imagem a partir de uma abordagem de leitura mediada que possibilite o letramento visual e o desenvolvimento da sensibilidade frente à imagem. Para isso, apresentamos alguns argumentos a respeito da importância da prática da leitura de imagem na infância, conceituando o que se entende por letramento visual. Em seguida, realiza-se a leitura analítica de um livro de imagem a partir da perspectiva teórica da semiótica discursiva, demonstrando como a imagem pode ser lida. Por fim, considerando os argumentos iniciais e a leitura analítica do livro de imagem, definimos alguns princípios para a realização de uma prática pedagógica mediada da leitura de imagem que podem auxiliar a planejar experiências de leitura de imagem a partir da literatura infantil. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper reflects about the reading of the children's literature wordless book as a sensitive and visual literacy or visual education experience with children. The aim is to answer the question on how to propose the reading of wordless books from a mediated reading approach that enables visual literacy and the development of sensitivity towards image. For this, we bring some arguments regarding the importance of the practice of image reading in childhood, conceptualising what is understood by visual literacy. Then, we carry out an analytical reading of a wordless book based on the theoretical perspective of discursive semiotics, demonstrating how the image can be read. Finally, considering the initial arguments and the analytical reading of the wordless book, we define some principles for carrying out a mediated pedagogical practice of reading image that can help planning image reading experiences from children's literature. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Claraboia. Jacarezinho, PR. Num. 16 (jul./dez. 2021) p. 169-185 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Education of the Look | en |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Mediation | en |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | Letramento visual | pt_BR |
dc.subject | Sense | en |
dc.subject | Children's literature | en |
dc.subject | Image | en |
dc.title | Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças | pt_BR |
dc.title.alternative | Mediated reading of the wordless book for visual and sensitive literacy of children | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001121473 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40281)Humanities (6919)