Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPereira, Stheve Balbinottipt_BR
dc.contributor.authorMoura, Ana Maria Mielniczuk dept_BR
dc.date.accessioned2021-03-13T04:25:45Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1983-5213pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218709pt_BR
dc.description.abstractTem como objetivo investigar os principais sintomas de ansiedade informacional nos alunos do Emancipa Cursinho Popular Pré-Universitário da unidade Centro Histórico de Porto Alegre. Com isso, será possível contribuir para o desenvolvimento futuro dos cursos populares através da apresentação de resultados que possibilitem ao mesmo tempo a tomada de decisões referente à diminuição da ansiedade informacional sofrida pelos alunos durante a preparação para o Enem.A trajetória metodológica deu-se através de uma pesquisa de natureza básica, abordagem mista, tipo de pesquisa descritiva, na forma de levantamento e a coleta dos dados a partir de questionário, respondido por 35 alunos. Um breve perfil dos alunos foi traçado e constatou-se que 70% são do sexo feminino, 51% vivem com uma renda total de até doissalários mínimos, em torno de 82% frequentaram somente escolas públicas, 70% não contam com bibliotecas públicas ou privadas que possam frequentar nos bairros em que residem e os alunos fazem parte das chamadas gerações Y e Z. Foi constatado que o esquecimento, nervosismo, sentimento de culpa, insônia, medos e a angústia são os principais sintomas que os alunos apresentam em decorrência do excesso de informações exigidas ou disponibilizadas durante os estudos. Esta análise permite concluir que fatores econômicos e sociais presentes no contexto dos estudantes podem facilitar a presença da ansiedade informacional na rotina de estudos dos alunos e que alguns deles já apresentam sintomas que podem ser decorrentes desta inquietude gerada pela informação excessiva.pt_BR
dc.description.abstractIt aims to investigate the main symptoms of informational anxiety in students of the Emancipa Cursinho Popular Pre-Universitário of the Centro Histórico de Porto Alegre unit. With this, it will be possible to contribute to the future development of popularcourses through the presentation of results that make it possible at the same time to make decisions regarding the reduction of informational anxiety suffered by students during the preparation for Enem. The methodological trajectory took place through a basic research, mixed approach, type of descriptive research, in the form of a survey and data collection using a questionnaire, answered by 35 students. A brief profile of the students was drawn, and it was found that 70% are female, 51% live with a totalincome of up to two minimum wages, around 82% attended only public schools, 70% do not have public or private libraries that can attend neighborhoods where they live and students are part of so-called generations Y and Z. It was found that forgetfulness, nervousness, feelings of guilt, insomnia, fears and anxiety are the main symptoms that students present due to the excess of information required or made available during the studies. This analysis allows us to conclude that economic and social factors present in the students context can facilitate the presence of informational anxiety in the students study routine and that some of them already present symptoms that may be due to this anxiety generated by excessive information.en
dc.description.abstractEl objetivo es investigar los síntomas de ansiedad de información más relevantes en estudiantes de la institución Emancipa –curso popular preparatorio para el ingreso en la universidad –de la unidad del Centro Histórico de Porto Alegre. Con eso, será posible contribuir parael desarrollo futuro de los cursos populares a través de la muestra de resultados que posibiliten al mismo tiempo la toma de decisiones respecto a la disminución de la ansiedad de información que sufren los estudiantes a lo largo de la preparación para elENEM. La trayectoria metodológica se realizó a través de una investigación básica, enfoque mixto, tipo de investigación descriptiva, en forma de encuesta y recolección de datos a través de un cuestionario, respondido por 35 estudiantes. Se dibujó un breveperfil de los estudiantes y se descubrió que el 70% son mujeres, el 51% vive con un ingreso total de hasta dos salarios mínimos, alrededor del 82% asistió solo a escuelas públicas, el 70% no tiene bibliotecas públicas o que puedan asistir en los vecindarios donde viven y los estudiantes forman parte de las llamadas generaciones Y y Z. Se constató que el olvido, nerviosismo, sentimiento de culpa, insomnio, miedos y angustias son los principales síntomas que los estudiantes presentan en consecuencia del exceso de información requerida o disponible durante los estudios. Este análisis permite concluir que los factores económicos y sociales presentes en el contexto de los estudiantes pueden facilitar la presencia de ansiedad informativa en la rutina de estudio de los estudiantes y que algunos de ellos ya presentan síntomas que pueden deberse a este estado de inquietud generada por sobreinformación.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRICI: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação. Brasília : UnB. Vol. 14, n. 1, (jan./abr. 2021), p. p. 171-193pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformation Anxietyen
dc.subjectEstudo de usuáriopt_BR
dc.subjectPre-university courseen
dc.subjectComportamento informacionalpt_BR
dc.subjectPopular Educationen
dc.subjectUser studyen
dc.subjectAnsiedad de informaciónes
dc.subjectCurso preuniversitarioes
dc.subjectEducación populares
dc.subjectEstudio de usuarioes
dc.titleAnsiedade informacional em alunos de curso preparatório para ingresso no ensino superior: um estudo no Emancipa da unidade Centro Histórico de Porto Alegrept_BR
dc.title.alternativeInformational anxiety in students of preparatory course to enter higher education: a study at Emancipa from Porto Alegre Historical Center uniten
dc.title.alternativeAnsiedad de información en estudiantes de curso preuniversitario para el ingreso em la universidad: un estudio em la unidad Emancipa del Centro Histórico de Porto Alegrees
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001121838pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples