Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMocelin, Daniel Gustavopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-12T04:19:04Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2179-5428pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218656pt_BR
dc.description.abstractO estudo analisa como professores que ministram a disciplina Sociologia, em escolas de Porto Alegre, praticam a Sociologia Escolar e como eles concebem o currículo que planejam e aplicam, considerando que nem sempre os professores ministrantes são Licenciados em Ciências Sociais. A pesquisa foi baseada em 54 entrevistas com professores que lecionam Sociologia em 47 escolas, onde foram coletados também os planos de ensino aplicados. O estudo revisou princípios das orientações e dos referenciais curriculares oficiais como parâmetro para comparar o “currículo ideal” com o “currículo usual” aplicado nas escolas pelos professores.pt_BR
dc.description.abstractThe study analyzes how teachers who teach the discipline Sociology in schools in Porto Alegre practice the School Sociology and how they design, plan and apply the curriculum, considering that teachers who teach the discipline in schools are not always Licensed in Social Sciences. The research was based on interviews with 54 teachers of Sociology in 47 schools, where the applied teaching plans were also collected. The study reviewed the principles of the official curricular guidelines and references as a parameter to compare the “ideal curriculum” with the “usual curriculum” applied in schools by teachers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofLatitude. Maceio, AL. Vol. 15, nesp (jan. 2021), p. 62-89pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool curriculumen
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectTeaching of Sociologyen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectUsual curriculumen
dc.subjectPorto Alegre (RS) : Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectLiving Sociologyen
dc.titleO currículo pelos professores : práticas de ensino de Sociologia no ensino médio em Porto Alegrept_BR
dc.title.alternativeThe curriculum by teachers : teaching practices of Sociology in high school in Porto Alegreen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001122813pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples