O currículo pelos professores : práticas de ensino de Sociologia no ensino médio em Porto Alegre
dc.contributor.author | Mocelin, Daniel Gustavo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-12T04:19:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2179-5428 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/218656 | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo analisa como professores que ministram a disciplina Sociologia, em escolas de Porto Alegre, praticam a Sociologia Escolar e como eles concebem o currículo que planejam e aplicam, considerando que nem sempre os professores ministrantes são Licenciados em Ciências Sociais. A pesquisa foi baseada em 54 entrevistas com professores que lecionam Sociologia em 47 escolas, onde foram coletados também os planos de ensino aplicados. O estudo revisou princípios das orientações e dos referenciais curriculares oficiais como parâmetro para comparar o “currículo ideal” com o “currículo usual” aplicado nas escolas pelos professores. | pt_BR |
dc.description.abstract | The study analyzes how teachers who teach the discipline Sociology in schools in Porto Alegre practice the School Sociology and how they design, plan and apply the curriculum, considering that teachers who teach the discipline in schools are not always Licensed in Social Sciences. The research was based on interviews with 54 teachers of Sociology in 47 schools, where the applied teaching plans were also collected. The study reviewed the principles of the official curricular guidelines and references as a parameter to compare the “ideal curriculum” with the “usual curriculum” applied in schools by teachers. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Latitude. Maceio, AL. Vol. 15, nesp (jan. 2021), p. 62-89 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | School curriculum | en |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Teaching of Sociology | en |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Currículo escolar | pt_BR |
dc.subject | Usual curriculum | en |
dc.subject | Porto Alegre (RS) : Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Living Sociology | en |
dc.title | O currículo pelos professores : práticas de ensino de Sociologia no ensino médio em Porto Alegre | pt_BR |
dc.title.alternative | The curriculum by teachers : teaching practices of Sociology in high school in Porto Alegre | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001122813 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39077)Ciências Humanas (6670)