O professor de Física na escola pública estadual brasileira : desigualdades reveladas pelo Censo escolar de 2018
dc.contributor.author | Nascimento, Matheus Monteiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-10T04:22:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1806-1117 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/218564 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este texto aborda o tema da distribuição de professores de Física em atuação nas escolas públicas estaduais brasileiras. Os microdados do Censo escolar de 2018 foram utilizados como fonte de dados. Metodologicamente estatísticas descritivas e de análise multivariada de dados foram realizadas. Os resultados indicam que apenas 20 por cento dos professores de Física das escolas públicas estaduais do país possuem formação específica. As desiguais distribuições revelam que as regiões Centro-Oeste e Norte são as mais impactadas. A falta de oportunidades de acesso e permanência nos cursos de licenciatura influenciam especialmente mulheres e indígenas. Os resultados apresentados neste texto podem contribuir para o delineamento de ações e políticas no âmbito da formação docente. | pt_BR |
dc.description.abstract | This text presents results about the distribution of physics teachers working in Brazilian state public schools. The research used the 2018 school census microdata as data source. Methodologically, this study is based on descriptive statistics and multivariate data analysis. The results indicate that only 20 percent of physics teachers in state public schools have specific training. The uneven distribution reveals that the Midwest and North regions are the most impactful. The lack of opportunities for access and permanence in undergraduate courses especially influences women and indigenous people. The results presented in this study can contribute to the design of actions and policies within the scope of teacher training. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 42 (2020), e20200187, 4 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Physics teacher | en |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Inequalities | en |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | School census | en |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.title | O professor de Física na escola pública estadual brasileira : desigualdades reveladas pelo Censo escolar de 2018 | pt_BR |
dc.title.alternative | The Physics teacher in the Brazilian state public school : inequalities revealed by the 2018 School Census | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001122609 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39951)Ciências Exatas e da Terra (6085)