Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNascimento, Matheus Monteiropt_BR
dc.date.accessioned2021-03-10T04:22:52Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1806-1117pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218564pt_BR
dc.description.abstractEste texto aborda o tema da distribuição de professores de Física em atuação nas escolas públicas estaduais brasileiras. Os microdados do Censo escolar de 2018 foram utilizados como fonte de dados. Metodologicamente estatísticas descritivas e de análise multivariada de dados foram realizadas. Os resultados indicam que apenas 20 por cento dos professores de Física das escolas públicas estaduais do país possuem formação específica. As desiguais distribuições revelam que as regiões Centro-Oeste e Norte são as mais impactadas. A falta de oportunidades de acesso e permanência nos cursos de licenciatura influenciam especialmente mulheres e indígenas. Os resultados apresentados neste texto podem contribuir para o delineamento de ações e políticas no âmbito da formação docente.pt_BR
dc.description.abstractThis text presents results about the distribution of physics teachers working in Brazilian state public schools. The research used the 2018 school census microdata as data source. Methodologically, this study is based on descriptive statistics and multivariate data analysis. The results indicate that only 20 percent of physics teachers in state public schools have specific training. The uneven distribution reveals that the Midwest and North regions are the most impactful. The lack of opportunities for access and permanence in undergraduate courses especially influences women and indigenous people. The results presented in this study can contribute to the design of actions and policies within the scope of teacher training.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 42 (2020), e20200187, 4 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysics teacheren
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectInequalitiesen
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectSchool censusen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.titleO professor de Física na escola pública estadual brasileira : desigualdades reveladas pelo Censo escolar de 2018pt_BR
dc.title.alternativeThe Physics teacher in the Brazilian state public school : inequalities revealed by the 2018 School Censusen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001122609pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples