Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLeite, Maria Cecília Loreapt_BR
dc.contributor.authorHypolito, Alvaro Moreirapt_BR
dc.contributor.authorLoguercio, Rochele de Quadrospt_BR
dc.date.accessioned2021-03-10T04:21:58Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn0104-1371pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218549pt_BR
dc.description.abstractEste texto analisa imagens docentes a partir de uma investigação com três turmas de estudantes de três diferentes cursos universitários para formação docente. O texto discute a construção das imagens docentes a partir de imagens fílmicas e de como as imagens e identidades docentes vêm sendo debatidas na área. São analisadas imagens de docentes desenhadas por estudantes dos três cursos, a partir de atividades propostas pelos docentes das disciplinas. O texto discute os elementos mais significativos dos desenhos produzidos como representação da imagem que os estudantes e a sociedade fazem da docência e como essas imagens realimentam e reconstroem uma identidade centrada na vocação. Conclui que os estudantes, ao desenharem as figuras dos docentes, fazem referência a uma docente vocacionada, feminina, e a uma identidade construída no imaginário social como conservadora.pt_BR
dc.description.abstractThis article analyzes the teachers images from an investigation with three classes of students of the three higher courses of teachers formation . The text discuss the teachers image construction from the movies images and how the teachers images and identity have been discussed in the educational field. The teachers image are analyzed by the drawings made by the students of the three courses, from the activities proposed by the discipline teacher. The text discuss the more significant elements of the produced drawings as a representation image that the students and the society perform of the teaching and with those images re feed and rebuild an image focused on the vocation.The paper concludes that students' drawings represent a particular view of teaching and teachers, based on a missionary and female profession,and states that teacher identity has been socially constructed from a conservative view.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de Educação. Pelotas, RS. Vol. 19, n. 36 (maio/ago. 2010), p. 319-335pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectImagesen
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectTeachersen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectIdentityen
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleImagens, docência e identidadept_BR
dc.title.alternativeImages, Teachers, and Identity en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000770334pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples