Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBrauner, Daniela Franciscopt_BR
dc.contributor.authorReichert, Fernanda Macielpt_BR
dc.contributor.authorJanissek-Muniz, Raquelpt_BR
dc.contributor.authorZen, Aurora Carneiropt_BR
dc.contributor.authorCallegaro-de-Menezes, Danielapt_BR
dc.contributor.authorCloss, Lisiane Quadradopt_BR
dc.contributor.authorCarraro, Wendy Beatriz Witt Haddadpt_BR
dc.contributor.authorRuppenthal, Carla Simonept_BR
dc.contributor.authorMüller, Fernanda Mariapt_BR
dc.contributor.authorLubaszewski, Marcelo Soarespt_BR
dc.contributor.authorRhoden, Marisa Ignez dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2021-03-10T04:21:35Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn0034-7590pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218538pt_BR
dc.description.abstractEfeitos econômicos das políticas de isolamento da pandemia da Covid-19 levaram pequenas e médias empresas (PMEs) a buscar alternativas para sobreviver. Em cenários de crise, uma universidade engajada tem um papel importante ao abordar não apenas questões de saúde, mas também problemas sociais e econômicos em contextos regionais. Neste artigo, um projeto de universidade-comunidade é analisado com o intuito de apontar os elementos necessários para promover uma universidade regional engajada: a Rede de Assessoria SOS-PME, originalmente projetada para apoiar PMEs durante a crise. Uma universidade engajada entrega conhecimento para a sociedade, além de educação e pesquisa. Como resultado, identificam-se elementos para promover a terceira missão da universidade engajada – engajamento social: equipe engajada, multidisciplinaridade, gerenciamento de projetos, agilidade, alianças, estratégia de comunicação, e suporte e reputação da instituiçãopt_BR
dc.description.abstractThe economic effects of isolation policies resulting from the COVID-19 pandemic have led small and medium-sized enterprises (SMEs) to look for alternatives to survive. Within this crisis scenario, an engaged university has an important role to play in a regional context in addressing not only health issues, but also any resultant social and economic problems. An engaged university needs to take actions that go beyond its traditional missions of education and research - it has to deliver knowledge to society. This paper analyzes a university-community project in Brazil to identify the necessary elements that help promote a regionally- -engaged university: the SOS-PME Advisory Network project, which was originally designed to assist SMEs during the crisis. As a result, we identified elements necessary for promoting the university’s third mission - social engagement by way of a university-community project: an engaged team, multidisciplinarity, project management, agility, alliances, a communication strategy, institutional support, and reputation.en
dc.description.abstractLos efectos económicos de las políticas de aislamiento de la pandemia de COVID-19 han llevado a las pequeñas y medianas empresas (PYMEs) a buscar alternativas para sobrevivir. En un escenario de crisis, una universidad comprometida desempeña un papel importante para abordar, no solo los problemas de salud, sino también los problemas sociales y económicos en un contexto regional. En este artículo, se analiza un proyecto universidad-comunidad con la intención de señalar los elementos necesarios para promover una universidad regional comprometida: la Red de Asesoramiento SOS-PME, originalmente diseñado para apoyar a las PYMEs durante la crisis. Una universidad comprometida necesita llevar adelante acciones más allá de sus misiones tradicionales de educación e investigación; debe transferir conocimiento a la sociedad. Como resultado, identificamos cuáles son los elementos necesarios para promover la tercera misión de una universidad con compromiso social: equipo comprometido, gestión de proyectos, agilidad, alianzas, multidisciplinariedad, estrategia de comunicación y apoyo, y reputación de la institución.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRae: Revista de administração de empresas. São Paulo. Vol. 60, n. 6 (nov./dez. 2020), p. 437-450pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngaged universityen
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectEngagementen
dc.subjectSMEsen
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectProject managementen
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectCrise financeirapt_BR
dc.titleUniversidade engajada : resgatando PMEs na crise da Covid-19pt_BR
dc.title.alternativeAn engaged university : rescuing smes during the Covid-19 crisisen
dc.title.alternativeUniversidad comprometida : Rescatando PYMES durante la crisis de Covid-19es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001122027pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples