Leitura e produção de hipertextos multimodais em contexto acadêmico : o gênero apresentação gráfica acadêmica
dc.contributor.author | Nunes, Mariana Backes | pt_BR |
dc.contributor.author | Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-05T03:58:47Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2318-1788 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/218429 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho buscou investigar de que modo podem ocorrer os processos de leitura e produção colaborativa em língua inglesa de hipertextos multimodais a partir de tecnologias digitais. Para tanto, foram aplicadas tarefas com alunos de graduação em Letras de uma universidade pública do sul do país com proficiência intermediária em inglês. Hipertexto, por sua vez, é um texto digital escrito e lido de forma não linear no qual podem ser adicionados links que permitem diferentes trajetórias de leitura de acordo com as escolhas feitas pelo leitor (MARCURSHI, 2001; GOMES, 2010; RIBEIRO, 2018). A metodologia utilizada neste trabalho é qualitativa, de cunho interpretativista e de caráter exploratório descritivo. A geração de dados foi dividida em três etapas com tarefas a serem realizadas em duplas, tendo em foco o gênero hipertextual apresentação gráfica acadêmica. Analisando os dados, constatamos que os graduandos conseguiram explorar os hipertextos, assim como as ferramentas digitais utilizadas, e compreenderam o leque de possibilidades que o material hipertextual proporciona. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work explores how the processes of reading and collaborative writing in English can occur in academic context through the use of digital technologies. Therefore, activities have been carried out by undergraduate Language students from a Brazilian public University, targeted at the analysis and collaborative creation of digital multimodal hypertexts. Hypertext is a digital text read and written in a multilinear way in which it is possible to add links that allow the reader to choose their particular reading sequence (MARCURSHI, 2001; GOMES, 2010; RIBEIRO, 2018). The methodology used in this research is qualitative, with interpretive and descriptive exploratory nature. The generation of data for this research was divided into three activities conducted by interme-diate English students, focusing on the hypertextual genre academic graphic presentation. Analyzing the results of our data, we found that the undergraduate students could explore the digital environment and the possibilities that the hypertext provides. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Letras em revista (Teresina). Teresina, PI. Vol. 11, n. 1 (jan./jun. 2020), p. 9-24 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Hypertext | en |
dc.subject | Multimodality | en |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.subject | Academic graphic presentation | en |
dc.subject | Hipertexto | pt_BR |
dc.title | Leitura e produção de hipertextos multimodais em contexto acadêmico : o gênero apresentação gráfica acadêmica | pt_BR |
dc.title.alternative | Reading and production of multimodal hypertexts in academic context : the genre academic graphic presentation | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001122160 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (41542)Linguística, Letras e Artes (2835)