Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNunes, Mariana Backespt_BR
dc.contributor.authorBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costapt_BR
dc.date.accessioned2021-03-05T03:58:47Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2318-1788pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218429pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho buscou investigar de que modo podem ocorrer os processos de leitura e produção colaborativa em língua inglesa de hipertextos multimodais a partir de tecnologias digitais. Para tanto, foram aplicadas tarefas com alunos de graduação em Letras de uma universidade pública do sul do país com proficiência intermediária em inglês. Hipertexto, por sua vez, é um texto digital escrito e lido de forma não linear no qual podem ser adicionados links que permitem diferentes trajetórias de leitura de acordo com as escolhas feitas pelo leitor (MARCURSHI, 2001; GOMES, 2010; RIBEIRO, 2018). A metodologia utilizada neste trabalho é qualitativa, de cunho interpretativista e de caráter exploratório descritivo. A geração de dados foi dividida em três etapas com tarefas a serem realizadas em duplas, tendo em foco o gênero hipertextual apresentação gráfica acadêmica. Analisando os dados, constatamos que os graduandos conseguiram explorar os hipertextos, assim como as ferramentas digitais utilizadas, e compreenderam o leque de possibilidades que o material hipertextual proporciona.pt_BR
dc.description.abstractThis work explores how the processes of reading and collaborative writing in English can occur in academic context through the use of digital technologies. Therefore, activities have been carried out by undergraduate Language students from a Brazilian public University, targeted at the analysis and collaborative creation of digital multimodal hypertexts. Hypertext is a digital text read and written in a multilinear way in which it is possible to add links that allow the reader to choose their particular reading sequence (MARCURSHI, 2001; GOMES, 2010; RIBEIRO, 2018). The methodology used in this research is qualitative, with interpretive and descriptive exploratory nature. The generation of data for this research was divided into three activities conducted by interme-diate English students, focusing on the hypertextual genre academic graphic presentation. Analyzing the results of our data, we found that the undergraduate students could explore the digital environment and the possibilities that the hypertext provides.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofLetras em revista (Teresina). Teresina, PI. Vol. 11, n. 1 (jan./jun. 2020), p. 9-24pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectHypertexten
dc.subjectMultimodalityen
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectAcademic graphic presentationen
dc.subjectHipertextopt_BR
dc.titleLeitura e produção de hipertextos multimodais em contexto acadêmico : o gênero apresentação gráfica acadêmicapt_BR
dc.title.alternativeReading and production of multimodal hypertexts in academic context : the genre academic graphic presentationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001122160pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples