Sing and learn : análise da recepção de uma ferramenta virtual de ensino de línguas
dc.contributor.author | Nunes, Mariana Backes | pt_BR |
dc.contributor.author | Lazzari, Melissa Giovana | pt_BR |
dc.contributor.author | Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa | pt_BR |
dc.contributor.author | Moraes, Michele Moraes de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-05T03:58:21Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1983-3652 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/218418 | pt_BR |
dc.description.abstract | As tecnologias digitais da informação e comunicação estão presentes emnosso cotidiano a todo instante, influenciando também os processos de ensino-aprendizagem de língua estrangeira ao fornecer material autêntico e audiência real aosaprendizes. A ferramenta virtual Sing and Learn é um website de estudo de língua inglesa a partir de letras de músicas, ferramenta que não apenas proporciona exercícios decompreensão oral, como também oferece práticas de vocabulário, gramática, leitura e escrita, de maneira a instigar os alunos a se valer de diferentes estratégias deaprendizagem (MORAES, 2017). O presente trabalho busca, então, analisar uma lição realizada no Sing and Learn a partir do conceito de estratégias de aprendizagem (OXFORD, 1990; 2003), bem como será investigada a recepção de estudantesuniversitários diante da ferramenta citada. Para tanto, os dados da pesquisa foram obtidosatravés de um questionário virtual aplicado com alunos de uma disciplina de Inglês Instrumental após realizarem a lição. Como método de análise dos dados, foi construída,a partir de Saldaña (2012), uma classificação através de códigos para as respostas dadas pelos alunos às perguntas dissertativas propostas no questionário. Os resultados doestudo mostram uma aceitação da ferramenta por parte dos aprendizes, verificando queela tem muito a contribuir para o ensino-aprendizagem de língua inglesa. | pt_BR |
dc.description.abstract | Digital information and communication technologies are present in our dailylives at all times, and they also have an influence on foreign language teaching-learningprocesses by providing authentic material and real audience to learners. The virtual toolSing and Learn is a lyric-based English language study website, which not only provideslistening comprehension exercises, but also offers vocabulary, grammar, reading and writing practice to instigate students to use different learning strategies (MORAES, 2017).The present work then seeks to analyze from the concept of learning strategies (OXFORD,1990; 2003) a lesson performed in Sing and Learn, as well as the reception of thementioned tool by university students. Thus, the research data was obtained through avirtual questionnaire applied to students of an Instrumental English discipline aftercompleting the lesson. As a method of data analysis, a classification was built, based onSaldaña (2012), using codes for the answers given by students to the open questionsproposed in the questionnaire. The results of the study show an acceptance of the tool bythe learners, verifying that it has a lot to contribute to the teaching-learning of Englishlanguage. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Texto livre. Belo Horizonte, MG. Vol. 13, n. 2 (maio/ago. 2020), p. 56-82 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Sing and learn | en |
dc.subject | Ensino de línguas | pt_BR |
dc.subject | CALL | en |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Learning strategies | en |
dc.subject | Linguagem e línguas | pt_BR |
dc.title | Sing and learn : análise da recepção de uma ferramenta virtual de ensino de línguas | pt_BR |
dc.title.alternative | Sing and learn : analysis of the reception of a virtual languageteaching tool | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001122159 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39124)Linguística, Letras e Artes (2660)