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dc.contributor.advisorLima, André Luís de Souzapt_BR
dc.contributor.authorD’Alberto Neto, Miguel Valmarpt_BR
dc.date.accessioned2021-02-26T04:12:49Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218254pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é refletir acerca do papel do professor frente ao paradigma atual da educação inclusiva, no intuito de solucionar um mal-estar presente nas salas de aula regulares por falta de aceitação por parte de alguns professores em relação às singularidades que apresentam os alunos que possuem deficiência ou necessidades educativas especiais. Para tanto, através de uma revisão bibliográfica, que abordará desde o histórico das disputas políticas para a educação especial no Brasil, até o atual paradigma da educação inclusiva, este trabalho dá voz a autores que discutem a questão da escola inclusiva, propondo aos professores que estes assumam uma conduta ética, que respeite e valorize as diferenças e singularidades de todos os alunos, e também política, que o torne o principal agente de transformação e consolidação da escola inclusiva. Portanto, este trabalho conclui ser necessária a adoção, por parte dos professores, de um papel ético-político, no qual enfatiza-se a importância de sua atuação e formação dentro da proposta escolar inclusiva.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this work is to thinking on the role of the teacher in the current paradigm of inclusive education, in order to resolve a malaise present in regular classrooms due to the lack of acceptance by some teachers in relation to the singularities presented by students with disabilities or special educational needs. To this end, through a bibliographic review, which will address from the history of political disputes for special education in Brazil, to the current paradigm of inclusive education, this work gives voice to authors who discuss the issue of inclusive school, proposing to teachers that they assume an ethical conduct, which respects and values the differences and singularities of all students, as well as politics conduct, which makes it the main agent of transformation and consolidation of the inclusive school. Therefore, this work concludes that it is necessary for teachers to adopt an ethical-political role, in which is emphasized the importance of their actuation and formation within the inclusive school.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusive Educationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher’s Trainingen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogical Practiceen
dc.subjectConduta profissional : Éticapt_BR
dc.titleAtuação e formação pedagógica : o papel ético-político de professores na escola inclusivapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001122942pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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