Mostrar registro simples

dc.contributor.authorWelter, Larissa Marxpt_BR
dc.contributor.authorSouza, Ângela Rozane Leal dept_BR
dc.date.accessioned2021-02-25T04:18:01Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2238-5320pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218193pt_BR
dc.description.abstractA partir das alterações de critérios do Sistema Qualis, realizadas em 2015, e do aumento de publicações provindas dos programas de pós-graduação(PPGs)brasileiros em Contabilidade, o objetivo deste estudo éidentificar as mudanças sofridas na pontuação científica em periódicos, no quadriênio 2013-2016, dos docentes permanentes dos PPGsem Contabilidade. Para tal, realizou-se uma simulaçãoa fim de compararcritériososantigos do Qualis versus os atuais. A coleta dos dados foi realizada a partir das informações contidas noscurrículoslattesde 292 professores, resultando em 3.922 títulos de artigos,distribuídos em 824 periódicos.Os resultados mostraram que a alteração dos critérios do Qualis teve como efeito uma valorização da pontuação científica dos pesquisadores, beneficiando todos os PPGsem Contabilidade analisados. Esteestudo contribui para a visualização da evolução do panorama das publicações dos docentes de PPGs de Ciências Contábeis no Brasil, para avaliar o impacto da avaliação realizada sobre os docentes, e para o conhecimento e desenvolvimento da elaboração de pesquisa do campo contábil.pt_BR
dc.description.abstractBased on the changes in the ‘Qualis System’criteria, made in 2015, and the increase in publications provided by Brazilian postgraduate programs in Accounting, the objective of this study was to identify the changes in the scientific score in periodicals, during the quadrennium 2013-2016, of the permanent professors of the Brazilian post-graduate programs in in Accounting. For this, a simulation to compare was realize from the old Qualis criteria versus the current ones. Data collection was carriedout from the information contained in the lattes curriculum of 292 teachers, resulting in 3,922 article titles distributed in 824 journals. The results showed that the change in the Qualis criteria resulted in an appreciation of the scientific score of the researchers, benefiting all the postgraduate programs in Accounting analyzed. This study contributes to the debate about teacher evaluation, the ‘Qualis System’criteria, and the paths of scientific production in national accounting.This study contributes to the visualization of the evolution of the panorama of publications of professors of accounting in Brazil, to evaluate the impact of the performance carried out on teachers, and to the knowledge and development of research elaboration in the accounting field.en
dc.description.abstractEn función de los cambios en los criterios del ‘Sistema Qualis’, realizados en 2015, y el aumento de las publicaciones provenientes de los programas de posgrado brasileños en Contabilidad, el objetivo de este estudio es identificar los cambios sufridos en la calificación científica en revistas en el cuatrienio. 2013-2016, de los profesores permanentes de los programas de posgrado en Contabilidad. Para esto, se llevó a cabo una simulación para comparar los antiguos criterios de ‘Qualis’ con los actuales. La recopilación de datos se realizó en base a la información contenida en los planes de estudio de lattes de 292 docentes, lo que resultó en 3.922 títulos de artículos, distribuidos en 824 revistas. Los resultados mostraron que el cambio en los criterios de ‘Qualis’ tuvo el efecto de mejorar el puntaje científico de los investigadores, beneficiando a todas los programas de posgrado en Contabilidad analizados. Este estudio contribuye a la visualización de la evolución del panorama de publicaciones de profesores de los programas de posgrado en Contabilidad en Brasil, para evaluar el impacto de la evaluación realizada en los docentes, y al conocimiento y desarrollo de la elaboración de investigaciones en el campo de la contabilidad.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Gestão, Finanças e Contabilidade. Salvador: UNEB, 2019. Vol. 9, n. 2 (maio/ago. 2019), p. 37-58pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPostgraduate programs in Accountingen
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectQualis Systemen
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectTeaching productivityen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectProgramas de posgrado en Contabilidades
dc.subjectSistema Qualises
dc.subjectProductividad docentees
dc.titleImpacto da alteração do Qualis na produção Científica docente dos programas de pós-graduação Stricto sensu em contabilidade no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeImpact of the ‘Qualis’ change in the scientific production of the Stricto sensu post-graduation Brazilian programs in accounting en
dc.title.alternativeImpacto del cambio de ‘Qualis’ en la producción científica del Stricto sensu programas brasileños de posgrado en contabilidad es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001121895pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples