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dc.contributor.authorSalvagni, Julicept_BR
dc.contributor.authorWojcichoski, Nicole de Souzapt_BR
dc.contributor.authorGuerin, Marinapt_BR
dc.date.accessioned2021-02-23T04:06:34Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2179-8435pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218149pt_BR
dc.description.abstractDadas as medidas de isolamento demandadas pela pandemia de COVID-19, o ensino superior precisou aderir, mesmo que momentaneamente, ao ensino remoto generalizado, dada a inviabilidade de todos os tipos de aulas presenciais. Assim, este estudo enfatiza o modo como os formatos remotos ganharam expressividade nas instituições particulares de ensino superior, re-lacionando-os com a crescente mercantilização da educação, e, ainda, com os prejuízos acarretados à aprendizagem em um ambiente de ensino não presencial. No cenário posto pela pandemia, o fato de as instituições privadas dependerem das mensalidades para manterem-se ativas foi determinante para a retomada imediata das aulas no formato remoto. Contudo, os alunos que passaram a ter aulas a distância vivenciam a ausência dos debates e das trocas de conhecimento e experienciam o esvaziamento de sentido daquele espaço de aprendizagem, que no formato virtual se tornou um mero local para a absorção de conteúdos.pt_BR
dc.description.abstractThe isolation measures demanded by the COVID-19 pandemic made higher education had to adhere, even if only momentarily, to generalized remote education, given the infeasibility of presential classes. Thus, this study emphasizes the way in which remote formats have gained expressiveness in private institutions of higher education, which is related to the increasing commercialization of education, and also the losses caused to the learning process in a non-classroom teaching environment. In the scenario posed by the pandemic, the fact that private institutions depend on tuition to remain active was decisive for the immediate resumption of classes in the remote format. However, students who started taking distance classes experience the absence of debates and knowledge exchange and the emptying of meaning in that learning space, which in the virtual format has become a mere place for the absorption of content.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação por escrito. Porto Alegre, RS. Vol. 11, n. 2 (jul./dez. 2020), p. 1-12pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectCOVID-19 pandemicen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectRemote teachingen
dc.subjectPublic universityen
dc.subjectPrivate universityen
dc.titleDesafios à implementação do ensino remoto no ensino superior brasileiro em um contexto de pandemiapt_BR
dc.title.alternativeChallenges to implement remote education in Brazilian higher education in a pandemic context en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001121687pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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